Notícias

Farmácia Popular: moradores podem buscar orientações nas unidades de saúde

Publicada em 22/07/2017, às 08h20 | Atualizada em 24/07/2017, às 14h34

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


Arquivo PMV
Farmácia da Rede Municipal de Saúde de Vitória
Vitória conta, atualmente, com um elenco de 220 medicamentos em sua rede

A partir do dia 29 de julho, todos os moradores de Vitória que buscam medicamentos na Farmácia Popular do município poderão se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência para orientações quanto a dispensação de medicamentos. Para aqueles que não residem na capital e utilizam a Farmácia Popular da cidade, a orientação é que procurem as unidades de seus municípios. Outra opção para os usuários é procurar as farmácias privadas conveniadas que possuem o cartaz com os dizeres "Aqui Tem Farmácia Popular".

A medida é em função do anúncio do Ministério da Saúde (MS), sobre o fechamento de todas as unidades próprias do programa Farmácia Popular do Brasil, que distribui medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto no País.

A informação, vinda de Brasília (DF), chegou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio de ofício no mês de abril. No documento, o MS afirma que irá finalizar o repasse de manutenção às unidades de rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil (FPB).

Funcionamento

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi implantado pelo Ministério da Saúde em 2004, com o objetivo de disponibilizar para os cidadãos medicamentos gratuitos e/ou de baixo custo. Com essa decisão do MS, ocorrerá o fim da operacionalização das unidades pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou seja, as Farmácias Populares do Brasil não receberão mais os remédios enviados pela Fiocruz para fornecimento à população. Outra opção para os usuários é procurar as farmácias privadas conveniadas que possuem o cartaz com os dizeres "Aqui Tem Farmácia Popular".

Farmácia Cidadã

Diferente da Farmácia Popular, a Farmácia Cidadã em Vitória é de gestão do Governo do Estado Espírito Santo. Os moradores da capital recebem gratuitamente medicamentos considerados de alto custo e são beneficiados pela Farmácia Cidadã, inaugurada em fevereiro de 2014 e situada na avenida Princesa Isabel, no Centro, próximo do Mercado da Capixaba.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e fornece remédios para doenças crônicas de tratamento prolongado e de alto custo, como Mal de Alzheimer, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras.


Voltar ao topo da página