Notícias

Famílias ficam encantadas durante visitação a tanque gigante do Tamar

Publicada em 03/02/2017, às 17h34 | Atualizada em 03/02/2017, às 20h02

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Visita Inauguração do Novo Tanque do Projeto Tamar
Famílias podem ver tartarugas de perto através de visor subaquático do Tamar
André Sobral
Visita Inauguração do Novo Tanque do Projeto Tamar
Sara e Bruno levaram a pequena Lara para conhecer o novo tanque do projeto Tamar

Os olhos ficam encantados e nem piscam, e os sorrisos não conseguem esconder a emoção ao apreciar o "balé aquático" das tartarugas no novo tanque do Centro de Visitação Tamar-Vitória, na Praça do Papa. 

Os visitantes lotaram o local para conhecer a nova atração e aprenderam a preservar o meio ambiente e os principais cuidados com as espécieis marinhas. Apenas nesta sexta (3), 784 pessoas passaram pelo Tamar.

A família Motta foi ao local conhecer o tanque e ensinar à filha os cuidados com a natureza. "Queremos que a Lara tenha o contato com a natureza e com os animais. Não basta só ver pela televisão, mas tem que saber o real sentido de preservar e cuidar do meio ambiente", disse a mãe, Sara Motta, 35, que estava acompanhada do marido, Bruno Motta, 38, e da pequena Lara, 3 anos.

O ensinamento ultrapassa gerações na família Rodrigues, que aprecia e valoriza o projeto Tammar desde o início. "Venho aqui desde pequena. Vi estas tartarugas desde quando eram pequenas, mas o que mais gostei foi do tanque novo", disse Mariana Tozzi Rodrigues, de 12 anos. Os avós fizeram questão de transmitir os conhecimentos para ela e o irmão, Mateus Tozzi Rodrigues, de 9 anos.

"Queremos incentivar eles a ter os cuidados com as tartarugas e o meio ambiente. Viemos aqui desde quando Mariana tinha apenas seis anos", lembrou Zazaia Rodrigues, 67.

Reginaldo Pires Rodrigues, 70 anos, complementou: "Quando começamos a frequentar aqui, achava que era um sonho e que precisava de muita força de vontade e garra para construir este projeto. Meu coração se enche de alegria ao ver isso tudo sendo concluído".

Já Cecília Saporetti, 32, levou o filho, Leonardo Saporetti, de 4 anos, e ficou fascinada: "É a primeira vez que viemos aqui, e estou achando tudo lindo, principalmente este tanque, já que conseguimos ver as tartarugas de pertinho".

Márcia Conceição, 42, fez questão de levar os gêmeos Diego e Thiago, de 6 anos, e o amigo Gabriel. "Todo final de semana estamos aqui porque é o espaço de lazer deles". Diego disse ainda: "O que mais gosto são as tartarugas. Coloquei hoje a mão no casco de uma".

André Sobral
Visita Inauguração do Novo Tanque do Projeto Tamar
Cecília levou o filho Leonardo para conhecer o novo atrativo e aprovou a visita
André Sobral
Visita Inauguração do Novo Tanque do Projeto Tamar
Oceanógrafo da Semmam Paulo Rodrigues recebeu a família nesta sexta-feira

Estrutura

O tanque tem 226 metros quadrados e capacidade para comportar até 112 mil litros de água, abrigando quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, como tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente e tartaruga-oliva. 

O oceanógrafo da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) Paulo Rodrigues informou o que as pessoas podem encontrar no local: "Com este novo atrativo, temos uma visão diferenciada da tartaruga. Podemos observá-la dentro de uma cúpula de vidro, onde as pessoas se sentem dentro do tanque. É uma imagem que vai emocionar e fascinar as pessoas por estarem em contato direto com a tartaruga marinha. As crianças e os adultos ficam maravilhados com este local e saem sensibilizados daqui, pois antes essas imagens só poderiam ser vistas fora do Estado. Agora, as famílias estão preparadas para fazer a diferença lá fora, nas praias e nas áreas de desova, pois passamos os ensinamentos das principais ameaças e como podemos evitar a captura das tartarugas".

Visitação

O Centro de Educação Ambiental do Tamar-Vitória funciona em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). Até o Carnaval, o local abre para visitação de segunda a domingo, das 8h30 às 18 horas. A partir de março, o funcionamanto volta a ser de terça a domingo, mas até as 17 horas. O telefone de contato é 3225-3787.

Leonardo Silveira
Novo tanque para tartarugas marinhas do Projeto Tamar
Tanque tem 226 metros quadrados e capacidade para comportar até 112 mil litros de água
Leonardo Silveira
Tartaruga Marinha
Visitas para ver as tartarugas podem ser feitas de segunda a domingo, das 8h30 às 18 horas

Voltar ao topo da página