Notícias

Exército reforça combate ao mosquito Aedes aegypti no Bairro República

Publicada em 10/01/2017, às 12h42

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Exército no combate ao mosquito
Soldados do Exército reforçam equipe de combate aos mosquitos Aedes aegypti
Divulgação Semus
Exército no combate ao mosquito
Soldados e agentes de combate a endemias percorrem ruas do Bairro República para eliminar focos dos mosquitos

Trinta soldados do Exército começaram, na manhã desta terça-feira (10), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti no Bairro República em conjunto com os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Até sexta-feira (13), a previsão é de que 1,5 mil casas sejam visitadas pelas equipes, que atuam em duplas.

A ação será realizada todos os dias, das 8 às 12 horas. Hoje, o ponto de encontro foi a unidade de saúde do bairro. A partir desta quarta (11), as equipes sairão da base do Samu 192.

O Bairro República é um dos que apresentam médio risco para infestação do mosquito, que transmite doenças como zika, dengue e chikungunya. O último Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (Liraa) na região apontou índice de infestação de 2,8 por 100 imóveis visitados.

No bairro, os principais focos estão em depósitos fixos e móveis como calhas, ralos, sanitários em desuso, tanques em obras/borracharias, piscinas e fontes ornamentais, vasos, floreiras, recipiente de degelo de refrigeradores, entre outros.

Reforço nas ações

A Prefeitura vem intensificando ações nas regiões com maior índice de infestação, a exemplo do que ocorreu no Romão, Forte São João, Centro e Resistência.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória ao longo do ano, com a realização de vistorias, limpezas, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.


Voltar ao topo da página