Notícias

Espaço Fala Homem: participantes aprovam metodologia do projeto, que é pioneiro

Publicada em 27/02/2015, às 15h53

Por Patrícia Arruda, com edição de Deyvison Longui


Divulgação Semcid PMV
Espaço Fala Homem
Sempre na frente no combate à violência contra mulher, Vitória é a primeira cidade do Estado a implementar o Espaço Fala Homem.

Os participantes da 5ª turma do Grupo Reflexivo de Gênero de Vitória – Espaço Fala Homem, voltado para homens que cumprem pena segundo a Lei Maria da penha, se reuniram esta semana, na Casa do Cidadão, em Itararé, para avaliar os resultados do projeto em suas vidas.

Iniciado em 2013, o projeto é uma realização da Prefeitura de Vitória, por meio da Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (CAVVID), em parceria com a 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e já atendeu 51 homens.

Segundo a facilitadora da 5ª turma, a Assistente Social da CAVVID, Fernanda Vieira, as reuniões aconteceram entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, totalizando cinco encontros. Neste período, foram discutidas temáticas como Comunicação Não Violenta, Lei Maria da Penha, Relação Amorosa e a Rede de Atendimento do Município.

“No projeto, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a violência praticada contra a mulher. Nas dinâmicas, eles puderam verbalizar sua experiência e refletir sobre a necessidade de romper com esse ciclo da violência. Agora, dois meses após encerrarmos o ciclo de encontros, reunimos os participantes do Grupo para uma avaliação do projeto”, disse.

Para T. S. M, 53 anos, participante do projeto, a troca de experiência e os novos conhecimentos adquiridos nos encontros têm lhe ajudado a seguir sua vida. “Gostei muito de participar do Grupo. Ajuda a refletir sobre nossas ações e questões que a gente nunca tinha parado para pensar”, disse.

Quem também aprova a metodologia do projeto é F. M. S, 45. “Diferente dos colegas do Grupo, meu problema foi com minha irmã, não com minha esposa. Deu para aprender bastante coisa nos encontros. Tenho levado isso para a vida. Tanto que até a relação com a minha companheira melhorou”, revelou.

Com o encerramento desta turma, as equipes da CAVVID e da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica já trabalham no planejamento do calendário de atividades do Grupo para 2015.

Grupo de Mulheres

A facilitadora Grupo Reflexivo de Gênero de Vitória – Espaço Fala Homem, a assistente social da CAVVID, Fernanda Vieira, destacou que 60% dos participantes da quinta turma da 5ª turma do projeto retomaram o relacionamento com as parceiras.

“Neste grupo, mais da metade dos integrantes retornaram ao relacionamento. Desta maneira, vimos a necessidade de realizamos um encontro com elas. Foi um encontro extremamente satisfatório e muito acrescentou a perspectiva positiva delas do trabalho que foi realizado no Grupo Reflexivo. Elas revelaram que notaram uma mudança positiva no parceiro. A que continua separada revelou que o ex-parceiro passou a respeitar a medida protetiva”, disse.

Um dos participantes que voltou com a companheira foi L.E. N, 50 anos, que conta que seu relacionamento melhorou após os encontros. “Eu não sabia nada sobre a Lei Maria da Penha e nunca tinha parado para pensar sobre as temáticas abordadas no Grupo. Nosso relacionamento melhorou muito. Agora temos conseguido dialogar melhor e evitar brigas desnecessárias”, conta.

A gerente de Políticas de Promoção de Gênero, Lorena Padilha, destaca que, desde o início do projeto, a intenção era executar um gupo com a participação de mulheres que possuiam algum tipo de vínculo com os homens que passaram pelo “Espaço Fala Homem”.

“Foi um encontro extremamente satisfatório e muito acrescentou a perspectiva positiva delas do trabalho que foi realizado no Grupo Reflexivo. Tivemos a oportunidade de mostrá-las tudo que foi abordado. Elas participaram ativamente trazendo relatos da sua história de vida e a situação de violência vivenciada”, disse Padilha.

A gerente destacou ainda a importância da iniciativa, uma vez que é alto o índice de mulheres que um dia estiveram em situação de violência domésica retornar o relacionamento com seus companheiros, justificado, muitas vezes, pelo próprio quadro de violência que envolve dependências financeira, familiar e sentimental.

“Em algum momento, esta mulher apostou nessa relação e é comum que elas retornem com seus parceiros. E é justamente por esse alto índice que um trabalho como o do Espaço Fala Homem é de extrema relevância, uma vez que podemos trabalhar as possibilidades de uma comunicação não violenta, ao passo que evidenciamos atos violentos que muitas vezes são naturalizados numa relação”, esclarece.

Divulgação Semcid PMV
Espaço Fala Homem
Nos encontros são discutidos temáticas como Comunicação Não Violenta, Lei Maria da Penha, Relação Amorosa e a Rede de Atendimento do Município.

Pioneirismo

Sempre na frente no combate à violência contra mulher, Vitória é a primeira cidade do Espírito Santo a implementar o Grupo Reflexivo de Gênero – Espaço Fala Homem. O objetivo é auxiliar na aplicação da Lei Maria da Penha, a qual prevê a criação de 'centros de educação e de reabilitação' para os homens denunciados por praticar violência.

Segundo a gerente de Políticas de Promoção de Gênero, da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Lorena Padilha, o Espaço Fala Homem contribui para a prevenção e redução da violência de gênero e já tem mostrado resultados positivos, uma vez que não há registro de casos de reincidência de violência praticada por homens que passaram pelo Grupo

“Desde 2013, já atendemos cerca de 51 homens. O resultado tem sido muito positivo e servido de inspiração para outros municípios, que têm mostrado interesse em implementar este tipo trabalho com os homens autores de violência”


Voltar ao topo da página