Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Escola municipal de Jesus de Nazareth oferece cursinho pré-Ifes aos sábados

Publicada em 05/04/2017, às 07h00 | Atualizada em 05/04/2017, às 13h59

Por Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Maxuel Rodrigues


Divulgação Seme

Turma pré-Ifes

Estudantes fazem curso preparatório para a prova do Ifes na Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio (Ampliar imagem)

Turma pré-Ifes

Aulas são ministradas aos sábados e são dadas por universitários da Ufes (Ampliar imagem)

Aulas aos sábados para alunos da rede municipal de ensino não são comuns em Vitória, mas os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth, vão à unidade nesse dia para estudar para a prova do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

As atividades acontecem das 8 horas às 11h30. O projeto teve início a partir de uma conversa de um ex-aluno com a diretora da Emef, no ano passado, e hoje atende cerca de 20 estudantes. Desde então, dois alunos já foram aprovados no Ifes. A atividade atende apenas alunos matriculados na unidade, e ainda há vagas. 

Os professores são estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e são voluntários no pré-Ifes. A diretora da Emef, Maria Aparecida Rodrigues Campos, afirma que o projeto beneficia tanto os universários quanto os alunos da rede municipal. "São estudantes de bacharelado, e creio que isso vai ajudar muito na formação dos mesmos porque estão se preparando para quando forem dar aula em outros lugares".

"A intenção do projeto é divulgar para os alunos que o Ifes é uma das melhores escolas públicas do Estado. Muitos alunos achavam que era uma escola particular e não sabiam que poderiam estudar lá, sendo que 50% das vagas são destinadas a alunos de escola pública",complementou a diretora.

Outras escolas

Além da aprovação no Ifes, o projeto visa preparar os alunos para outras escolas de ensino médio e também para reforçar as matérias. As aulas são dadas de acordo com o edital que é lançado no Ifes e, com isso, são aprofundadas nas matérias de ensino fundamental.

"Muitos pensam fazer a prova para entrar no Ifes e não conseguem, e minha mãe sempre me incentivou tentar a prova. Esperei chegar  2017 para fazer o cursinho porque a escola oferece aos sábados algumas aulas para poder preparar os alunos para a prova, aí achei muito interessante, pois quero passar. Os professores são ótimos, e estou muito ansiosa. Muitas pessoas não têm essa oportunidade de fazer um cursinho na própria escola para ajudar você a entrar na federal. Vou dar o meu melhor e aproveitar a oportunidade", disse a aluna do 9º ano da Emef Amanda da Matta Dias.

Emef Prezideu Amorim 

A Emef Prezideu Amorim, no Bonfim, também oferece o curso preparatório para a prova do Ifes. No entanto, as aulas acontecem no contraturno escolar.

No matutino, são desenvolvidas aulas de matemática às terças e quartas-feiras, das 8 às 10h30; ciências, às quintas-feiras, das 8 às 10 horas; e Língua Portuguesa, às sextas-feiras, das 8 às 10 horas. No vespertino, as aulas de matemática são desenvolvidas às segundas-feiras, das 14 às 17h30; e Língua Portuguesa, às quartas, das 14 às 17h30. O projeto atende 25 alunos da unidade. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site