Notícias

Empreendedores populares têm dicas de universitários para impulsionar negócios

Publicada em 20/03/2019, às 15h51

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Edlamara Conti


Divulgação Semcid
Orientações para Programa Família Cidadã
Atendidos pelo Serviço de Inclusão Produtiva participaram do primeiro encontro do projeto, cujo tema foi "Planejamento: O caminho do sucesso"
Divulgação Semcid
Orientações para Programa Família Cidadã
Alunos da Ufes irão acompanhar os empreendedores e dar orientações para que eles impulsionem os seus negócios

Famílias acompanhadas pelo Serviço de Beneficiárias do Programa Família Cidadã vão ter a oportunidade de impulsionar suas atividades empreendedoras. Elas vão participar de um projeto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que será realizado em parceria com o Serviço de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Alunos do curso de Design da Ufes vão acompanhar o trabalho de empreendedores populares e oferecer orientação sobre técnicas de vendas, além de comunicação visual, logotipo e embalagem dos produtos.

O primeiro encontro foi nesta terça-feira (19) e teve como tema "Planejamento: O caminho do sucesso", no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em São Pedro. Semestralmente, serão atendidas 12 famílias, sendo contemplada uma de cada território.

Disciplina

O coordenador do curso, Hugo Cristo, explicou que, para apoiar empreendedores, foi criada uma disciplina optativa com turma de até 30 estudantes.

A ideia é conviver com os empreendimentos e identificar as demandas, como estratégia de venda e identidade visual, e fazer com que os atendidos pelo Serviço de Inclusão Produtiva consigam impulsionar seus negócios.

"Toda ajuda que o empreendimento precisa a gente tem condição de fazer. O que a gente não souber, podemos usar a universidade para atendê-los", explicou.

Cristo informou ainda que o projeto é piloto e que serão criados grupos de estudos para trabalhar com as técnicas territoriais. "Vamos identificar as demandas, aprender a realidade dos empreendimentos e propor soluções para que eles consigam fazer sozinhos".

Formação

A articulação para a realização do projeto no Serviço de Inclusão Produtiva foi feita pelas secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Assistência Social (Semas).

"Nós já acompanhamos esses pequenos empreendedores, mas, com essa parceria do curso de Design, esperamos formá-los e prepará-los melhor para o mercado de trabalho", explicou Rafael Pyrlo, assessor técnico da Semcid.

A coordenadora de Inclusão Produtiva, Layla Daud Siqueira, destaca que "a parceria com a Ufes fortalece o acompanhamento que o serviço oferta às famílias que buscam gerar renda a partir do investimento em negócios populares, ampliando suas oportunidades de qualificar os empreendimentos".

Atualmente, o Serviço de Inclusão Produtiva realiza o atendimento de 79 munícipes nas unidades de São Pedro e no prédio da Escola da Vida.


Voltar ao topo da página