Notícias

Emoção no lançamento de livros de escritos e memórias de Vitória

Publicada em 30/10/2014, às 10h58 | Atualizada em 30/10/2014, às 14h22

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Lançamento de livros Escritos de Vitória
Lançamento dos livros aconteceu no Casarão Cerqueira Lima
Divulgação Semc
Lançamento de livros Escritos de Vitória
Livros foram editados por meio da ação cultural Mercado Literário

As festas e os tipos populares tomaram conta do Casarão Cerqueira Lima na noite desta quarta-feira (29), no lançamento de "Escritos de Vitória: Festas Populares", uma compilação de vários autores sobre o tema, e na reedição de "Velhos Templos e Tipos Populares de Vitória", de Elmo Elton, dentro da Coleção José Costa.

Os livros foram editados através de convênio entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Academia Espírito-Santense de Letras, por meio da ação cultural Mercado Literário, da Biblioteca Municipal "Adelpho Poli Monjardim".

A secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, destacou o valor das publicações e a presença de escritores importantes para as letras no Estado, como Paulo Sodré, Adilson Villaça, Pedro Nunes, Fernando Achiamé e Luiz Sérgio Quarto.

"É muito bom ver essa plateia seleta que está aqui. Pessoas importantes para a cidade de Vitória, que respiram e fazem a cultura do Estado. Minha primeira publicação como escritora foi na coleção 'Escritos de Vitória' e fico muito feliz, como secretária municipal de Cultura, em contribuir com a continuidade de um projeto que preserva a memória da nossa cidade".

Valorização

O presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro, ressaltou a importância de publicar obras que valorizam a história da cidade no Dia Nacional do Livro. "Agradeço a iniciativa da Secretaria de Cultura em publicar e republicar livros muito importantes para as letras capixabas. Uma cidade não existe sem o registro da sua memória".

Livros

A obra "Escritos de Vitória" aborda aspectos cotidianos do município na visão de seus cronistas, jornalistas, poetas, escritores e intelectuais. O tema desta 29ª edição é "Festas Populares", reunindo textos de diferentes gêneros, como crônicas, contos, poemas e ensaios de 33 autores capixabas.

Já a Coleção José Costa edita textos inéditos e reedita publicações que têm como referência a memória e a história capixabas. É o caso da reedição dos livros "Velhos Templos e Tipos Populares de Vitória", do cronista e memorialista Elmo Elton, publicados em 1987 e 1985, e que estavam há anos fora de catálogo.

Para quem não foi ao lançamento e deseja adquirir os livros, eles estão disponíveis na Biblioteca Municipal "Adelpho Poli Monjardim" e podem ser retirados gratuitamente.


Voltar ao topo da página