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Educação de Vitória: triênio 2018-2021 terá muitas inovações pedagógicas

Publicada em 16/02/2018, às 12h52 | Atualizada em 16/02/2018, às 15h18

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Disciplina eletiva
Inovações na rede municipal de ensino atendem à necessidade de trazer metodologias que aprimorem o aprendizado dos alunos

O triênio 2018-2021 será um período de muitas novidades pedagógicas na rede municipal de ensino de Vitória. As equipes da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estão trabalhando a todo vapor para trazer inovações que melhorem, cada vez mais, os resultados educacionais para os mais de 50 mil alunos das 103 unidades da rede, entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Entre as novidades, estão: a oferta de curso para apropriação das habilidades comunicativas em Línguas Estrangeiras; a criação de um laboratório de aprendizagem e inovação acessível, em parceria com a Fábrica de Ideias; a realização de intercâmbio de experiências pedagógicas entre os profissionais das unidades de ensino; e a oferta de educação profissional aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"O maior desafio da Educação pública está associado a elevar cada vez mais os resultados educacionais, promovendo o avanço da escolarização dos estudantes", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Segundo a secretária, as inovações na rede municipal de ensino atendem à necessidade de trazer metodologias inovadoras, fazendo com que a aprendizagem para o estudante tenha mais sentido e significados.

As ações inovadoras desenvolvidas pela Seme neste triênio estarão disponíveis para a adesão das unidades de ensino, levando em consideração também seus próprios projetos pedagógicos.

Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Alunos terão a oportunidade de produzir materiais com registro cartográfico, histórico e cultural do território local da unidade de ensino

Inovações

Conheça, em resumo, algumas das inovações previstas para o triênio 2018-2021 na rede municipal:

  • Centro de Línguas de Vitória: oferta de curso para apropriação das habilidades comunicativas em Línguas Estrangeiras;
  • Diálogos do Ser para Conviver: processos formativos e criação de grupos de mediação e de círculos de paz com estudantes e profissionais, de forma a contribuir para o diálogo no gerenciamento pacífico de conflitos, bem como para a promoção de ambientes de paz na escola.
  • FabLab: criar o laboratório de aprendizagem e inovação acessível, em parceria com a Fábrica de Ideias, aberto aos estudantes da rede municipal de ensino, em especial aqueles com altas habilidades/superdotação, potencializando a criatividade para inventar, desenvolver, projetar e produzir diversos tipos de materiais e objetos, em diferentes escalas, além de criar recursos pedagógicos, de acessibilidade e de tecnologias assistivas, colaborando para aprendizagem dos estudantes que possuem deficiências.
  • Salas Ambientes nas Emefs: implantação de metodologias de salas ambientes nas escolas, de forma a fortalecer a organização pedagógica e proporcionar aos estudantes mais condições de interação com o conhecimento científico e curricular.
  • Territórios do Viver: produção com os estudantes de Cmeis e Emefs de material impresso e digital com registro cartográfico, histórico e cultural do território local, conforme região administrativa da cidade onde a unidade de ensino está inserida, a partir de pesquisa de campo, produção e sistematização de textos e publicação do material (uma coleção com nove fascículos).
  • Contextos de Ensinar e Aprender: criar cenários educativos nos espaços-tempo das unidades de ensino para composição de ambientes de aprendizagem fora da sala de aula, como atividades artísticas nos muros das unidades, com participação da comunidade escolar, a partir de temas definidos coletivamente que traduzam o projeto institucional das unidades de ensino.
  • Intercâmbio Pedagógico: realizar intercâmbio de experiências pedagógicas entre os profissionais das unidades de ensino, visando qualificar e enriquecer o repertório das práticas pedagógicas como uma das estratégias de formação continuada em serviço.
  • EJA integrada à Educação Profissional: oferta de educação profissional aos estudantes da EJA em parceria com Ifes e Senac.

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