Notícias

Educação: alunos de seis escolas municipais recebem novas carteiras

Publicada em 06/10/2016, às 13h12 | Atualizada em 06/10/2016, às 13h12

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Novas carteiras das Unidade de Ensino Municipais de Vitória

Mais conforto e comodidade para alunos e professores nas salas de aula. Seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) receberam, nesta semana, 1.885 conjuntos de mesa e cadeira para alunos e 74 para professores, substituindo as carteiras de madeira desgastadas pelo tempo de uso. 

Serão beneficiados com o novo mobiliário os alunos das Emefs Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi; Prezideu Amorim, no Bonfim; Adão Benezath, em Goiabeiras; Arthur da Costa e Silva, em Bairro República; Tancredo de Almeida Neves, em São José; e Mauro Braga, em Santa Tereza. Com custo zero para o município, o mobiliário escolar foi orçado em R$ 302.044,31 e foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, orienta que cada estudante cuide bem do material que vai utilizar em sala de aula. "A aquisição desse mobiliário responde a uma demanda das unidades de ensino, em especial algumas escolas para as quais era necessário levar equipamentos em excelentes condições e adequados ao público dos estudantes. Isso está associado também a uma ação intensa realizada pelos grêmios estudantis, potencializando as ações de cultura de paz e preservação do patrimônio público, como responsabilidade de todos", disse.

Padronização

Essa ação do FNDE tem por objetivo renovar e padronizar os mobiliários das escolas no País, garantindo qualidade e conforto para estudantes e professores nas salas de aula e contribuindo para a permanência dos alunos nas escolas. De acordo com o FNDE, o contexto familiar e o acesso a bens culturais são condições externas à escola que favorecem a educação de qualidade.

Um dos focos dessa iniciativa é a padronização das especificações do mobiliário escolar do País, com base nos elementos construtivos e dimensionais prescritos nos regulamentos e normas técnicas brasileiras (ABNT, Inmetro e outros), para efeito de aquisição pelos federados.

Tamanhos

Foram adquiridos conjuntos de mesa e cadeira móveis com medidas para atender alunos com altura entre 1,33m e 1,59m e também alunos que medem entre 1,60m e 1,88m. As mesas têm entre 65 e 70 cm de altura, com 45cm de largura, 60cm de comprimento e 2cm de espessura. O mobiliário que deixa a unidade de ensino é levado para galpão, onde passa por avaliação de condição e, aquele que estiver apto para uso é disponibilizado para a escola que apresentar demanda ou necessidade.


Voltar ao topo da página