Notícias

Dia de muita leitura em Emef do bairro Bonfim

Publicada em 17/08/2017, às 13h13

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


André Sobral
Biblioteca da EMEF Irmã Jacinta Soares de Souza Lima
Projeto Coletivo Literário tem como objetivo fortalecer a valorização da leitura literária e de outras linguagens artísticas nas escolas municipais

Momentos de contação de histórias, leitura de poesias, músicas, apresentação de dobraduras, oficina de produção de marcadores de texto, roda de leituras, entre outras atividades. Assim está sendo esta quinta-feira (17), desde o período matutino, para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, no bairro Bonfim.

A ação faz parte do projeto Coletivo Literário "Biblio o quê? Leitura em Movimento", que tem como objetivo fortalecer a valorização da leitura literária e de outras linguagens artísticas na rede municipal de ensino. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) juntamente com os bibliotecários das unidades.

Segundo o assessor pedagógico da Seme Fábio Mota, o projeto organiza circuitos e mobilizações de leitura nas escolas, com o intuito de sensibilizar as comunidades escolares sobre a importância da formação do aluno-leitor e promover a biblioteca escolar como o espaço-tempo potente de práticas literárias no cotidiano escolar.

Objetivos

Fábio Mota destaca que, entre os principais objetivos dessa ação, está democratizar cada vez mais o acesso à leitura literária, assim como debater a importância dessa literatura e de outras linguagens artísticas no ambiente escolar.

"Outro objetivo é legitimar o direito à literatura como compromisso de toda a comunidade escolar, além de estimular a mediação da biblioteca escolar na construção de práticas literárias sistematizadas e elaboradas coletivamente com a comunidade escolar", pontuou.

Metodologia

O desejo inicial é que toda a escola participe e proponha também atividades diversificadas. O Coletivo Literário irá atuar com a equipe escolar durante a mobilização e os trabalhos irão acontecer, simultaneamente, nas salas de aula, biblioteca, auditório, sala de informática, sala de vídeo, pátio, quadra, entre outros espaços.

Noturno

No dia 24 deste mês, o Coletivo Literário volta a acontecer na Emef Prezideu Amorim, só que, desta vez, no período noturno, para as turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA), com esquetes teatrais baseadas no texto do escritor Luis Fernando Veríssimo.


Voltar ao topo da página