Notícias

Debate sobre transexualidade encerra programação de encontro para população LGBT

Publicada em 23/09/2018, às 13h32

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
Seminário LGBT
Divulgação Semcid
Seminário LGBT

Terminou neste domingo (23) o IV Encontro Municipal de Saúde e Cidadania da População LGBT, que foi realizado durante este final de semana, em Iriri. No último dia, a transexualidade e os servicos públicos oferecidos no Estado foram foco do evento.

A responsável pela exposição "Ambulatório Trans: avanços e desafios" foi ministrada pela médica e coordenadora do Projeto de Extensão do Ambulatório de Diversidade de Gênero do Hospital das Clínicas, Neide Aparecida Tosato Boldrini.

Ela apresentou os serviços realizados no espaco, como cirurgias e atendimentos médicos. De forma geral, Neide destacou ainda que, apesar dos avanços conquistados, é preciso promover ainda a formação dos profissionais da saúde.

"Temos que fazer essa capacitação para que seja oferecido o melhor atendimento. Não tem essa de que não estou preparado para atender esse público. Ninguém nasce sabendo, mas, se tivermos amor, a gente consegue realizar muitas coisas", destacou.

Avaliação

Segundo a coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Carolina Alves, o encontro foi particularmente especial, já que foi possível discutir direitos humanos e saúde para a população LGBT.

“Foi bem positivo e ele chega ao fim com a sensação do dever cumprido. Foi uma oportunidade de promover o diálogo entre direitos humanos e dar visibilidade às pautas LGBT e à saúde de forma efetiva", destacou.

Carolina destacou ainda a importância das palestras realizadas durante o encontro. "As falas foram especiais, debatemos a LGBTfobia dentro de um contexto histórico em que nossa sociedade foi construída. E é contra esse cenário LGBTfóbio que a gente está enfrentando com eventos como esse", pontuou.


Voltar ao topo da página