Notícias

Curso de Design de Sobrancelhas atrai mulheres empreendedoras

Publicada em 14/03/2019, às 13h28

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Flávio Almeida
Curso Design de Sobrancelhas
O Curso de Design de Sobrancelhas, promovido pela Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social, é ofertado a mulheres
Flávio Almeida
Palestra sobre Profissional e Higiene,na Inclusão Produtiva da Escola da Vida
Técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória conduziram uma oficina sobre limpeza e desinfecção de materiais para as participantes do curso

A maioria das alunas do Curso de Design de Sobrancelhas, promovido pela Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), é de mulheres que querem começar um negócio próprio e de iniciantes no segmento de estética. Como a jovem Giseli Almeida de Oliveira, de 19 anos de idade.

"É o primeiro curso de capacitação que faço na vida e ser designer de sobrancelha será minha primeira experiência profissional. Preciso começar a trabalhar e escolhi esta atividade porque já gosto de fazer", conta a jovem moradora do bairro Santos Reis.

Na mesma turma, a técnica em Administração Samylla da Silva Rosa, de 26 anos, parte para uma nova atividade profissional. "É o meu primeiro curso na área de estética e quero montar meu próprio negócio a partir da renda que eu obtiver com minhas primeiras clientes", diz, fazendo planos de longo prazo.

Curso

O curso tem 40 horas de duração, sendo 12 horas de aulas teóricas, voltadas para marketing pessoal e profissional e boas práticas de higiene e de manipulação de materiais. Nesta quinta-feira (14), técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), conduziram uma oficina sobre limpeza e desinfecção de materiais, orientações sobre produtos e higiene pessoal.

"Como a maioria delas vai fazer atendimento em domicílio, criamos um material específico para essa atividade. Elas precisam saber como trabalhar com segurança em ambientes que têm características diferentes das de um salão de beleza, por exemplo", explicou James Costa Menezes. Ele acompanhou a técnica Marcia Mara Borlini, instrutora do curso e uma das autoras da cartilha elaborada pela Semus para estabelecimentos de estética.

As outras 28 horas de aulas são práticas, voltadas para o visagismo, correção de linhas e uso de henna, por exemplo. Segundo a instrutora Daiane Patrício, muitas mulheres já "fazem" a sobrancelha intuitivamente, em si mesmas ou em familiares e amigas.

"Mas aqui elas percebem que existem técnicas que resultam em embelezamento do rosto como um todo, que elevam a autoestima das clientes e evitam problemas, como falhas nas sobrancelhas", explica. O interesse das alunas estimula Daiane. "Elas estão focadas em conquistar um lugar no mercado de trabalho e começaram bem, com esse curso", disse.

Inclusão Produtiva

A Inclusão Produtiva oferta de cursos de iniciação profissional e acompanhamento dos munícipes beneficiários do Programa Família Cidadã. Esses beneficiários são oriundos de algum serviço da assistência social e fazem parte da cadeia de geração de renda como pequenos empreendedores, tendo no seu negócio a sua ocupação laboral, de geração de renda e sustento da família.

Como todos os cursos da Inclusão Produtiva, todo o material utilizado será gratuito. Os alunos com 75% de frequência receberão certificado.

Flávio Almeida
Curso Design de Sobrancelhas
Flávio Almeida
Curso Design de Sobrancelhas

Voltar ao topo da página