Notícias
Cotidiano da Ilha das Caieiras é foco da exposição "Narradores da Maré"
Publicada em 11/08/2014, às 16h07 | Atualizada em 12/08/2014, às 12h26
Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Fotografias, histórias e narrativas do cotidiano do bairro Ilha das Caieiras compõem a exposição "Narradores da Maré", que acontece desta quarta (13) até o dia 29 no Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador).
A abertura será nesta quarta (13), às 16h30. Com entrada gratuita, a mostra tem o incentivo da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e será realizada pelo professor Soler Gonzalez. Durante a exposição, acontecerão atividades socioambientais e serão ministradas oficinas de cinema de animação, produção de roteiro e curta-metragem. A exposição está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 12 às 16 horas.
O projeto "Narradores da Maré" foi idealizado por Soler Gonzalez no decorrer de sua tese de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cujo tema é "Educação Ambiental autopoética com as práticas do bairro Ilha das Caieiras entre os manguezais e as escolas".
"A exposição e as oficinas de cinema de animação objetivam potencializar os saberes geográficos e a educação ambiental entre os moradores e estudantes. A educação é produzida nas relações com o bairro, o manguezal e as escolas, entendida como prática do bairro e relacionada com as artes de narrar, pescar, morar e cozinhar na Ilha das Caieiras", explicou o professor.
As oficinas de animação acontecerão entre 25 e 29 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Lacerda de Aguiar, na Ilha das Caieiras, das 13 às 17 horas.
Público

As atividades socioambientais e culturais vão envolver moradores e escolas da Ilha das Caieiras. O foco será a realização de oficinas de cinema de animação, que terão apoio do Instituto Marlin Azul. Para Gonzalez, a ação oportunizará aos estudantes, professores, pescadores, desfiadeiras e moradores locais o conhecimento de algumas técnicas do cinema de animação. Disso resultará a elaboração de roteiro para um curta-metragem didático a ser distribuído entre as escolas municipais de Vitória. "A intenção é contribuir como subsídios pedagógicos e curriculares às práticas docentes no ensino de Geografia e de áreas afins", disse o professor.
Extensão
Soler anunciou que este ano o projeto “Narradores da Maré” ganhará uma nova versão, na forma de projeto de extensão da Ufes, com foco nas ações de formação de professores de Geografia e de demais áreas de ensino. O material da exposição contemplará as ações do projeto de extensão “Narradores da maré: geografias dos manguezais da baía de Vitória e formação de professores/as", sendo possíveis o agendamento e a visitação da exposição nas comunidades escolares das áreas de manguezais de Vitória.
Na sua avaliação, a iniciativa contribuirá com "abordagens curriculares interdisciplinares comprometidas politicamente com as problemáticas socioambientais da cidade de Vitória e das comunidades que vivem e sobrevivem dos manguezais da baía de Vitória".
Serviço
Exposição “Narradores da Maré”
Onde: Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador) – Ilha das Caieiras
Quando: de 13 a 29 de agosto. Abertura será nesta quarta (13), às 16h30
Entrada gratuita