Notícias

Corrida do Procon: incentivo ao bem-estar e à garantia dos direitos das mulheres

Publicada em 13/09/2018, às 18h18 | Atualizada em 13/09/2018, às 18h18

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Procon
Corrida do Procon
Servidoras do Procon Vitória vão levar informações e orientações para o público na orla de Camburi
Divulgação Procon
Corrida do Procon
Coordenadora do Atendimento do Procon, Larissa Cicilioti, vai participar da prova em busca de mais uma medalha

Os servidores do Procon Vitória já estão em contagem regressiva para a 2ª Corrida e Caminhada Procon Vitória "Mulher: Igualdade e Autonomia", com largada no primeiro bolsão de estacionamento da praia de Camburi, neste domingo (16), às 8h30.

O evento integra as comemorações do órgão pelos 28 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e dos 467 anos de Vitória. A secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Nara Borgo, está animada. Ela contou que a primeira vez que correu foi em uma prova promovida pela Prefeitura de Vitória poucos meses após assumir como secretária da Semcid.

"Eu nunca tinha participado de uma corrida de rua. Na verdade, nem corria. Pra minha surpresa, minha primeira vez foi também a primeira vez que um (a) secretário (a) correu a Corrida Zumbi dos Palmares. Foi um desafio para mim, foi difícil, mas consegui concluir o percurso. Daí pra frente me apaixonei por corrida", revelou Nara.

Nara lembrou que ficou muito empolgada na primeira edição da Corrida do Procon, no ano passado. "Fiquei muito feliz e animada porque, além de cuidar da saúde, a Semcid dava mais um passo importante rumo à promoção de direitos. A correria do nosso dia a dia, muitas vezes, não me deixa treinar muito, mas pelo menos duas vezes por semana estou correndo", comentou.

Direitos

A secretária fez questão de ressaltar que a prova do Procon Vitória tem o objetivo de incentivar a população para uma vida mais ativa em prol da saúde e dos seus direitos como cidadãos.

A afirmação é apoiada pela gerente do órgão, Herica Correa Souza, que tem a caminhada e o fit dance como atividades físicas regulares e atua incansavelmente na defesa dos direitos dos consumidores para relações consumeristas mais humanas, justas e igualitárias.

"Aqui, a corrida é diária pela defesa do direito e pela educação dos consumidores para o consumo consciente, responsável e sustentável e combate ao superendividamento das famílias. Então, temos que nos cuidar fisicamente também", defende Herica.

Conquista

A coordenadora do Atendimento do Procon, Larissa Cicilioti, mostra a face mais atlética da equipe, acumulando treinos de 6km, 8km, 10km e 12km e muitas corridas no currículo.

A última foi a 10 Milhas Garoto, em que completou o percurso acompanhada da mãe, Leila Silva Cicilioti. Na 2ª Corrida e Caminhada do Procon, Larissa disse que a vitória será atravessar a linha de chegada e ver dezenas de mulheres felizes pela conquista de mais conhecimento sobre seus direitos, também, enquanto consumidoras.

Estrutura

A equipe do órgão promete levar informações, tirar dúvidas sobre as relações de consumo e mostrar aos consumidores que correr atrás dos seus direitos é direito fundamental, assim como por uma vida mais saudável e feliz. Para as crianças, haverá um espaço recreativo com piscina de bolas, tobogã e outras atividades.

Na área de largada, serão instaladas tendas de atendimento e orientações nas seguintes áreas: Defesa do Consumidor, Saúde, Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho com ênfase na mulher, além do Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Direito do Consumidor, e da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Espírito Santo, por meio da Comissão da Mulher e do Direito do Consumidor. 

Matéria relacionada

Corrida do Procon Vitória vai entregar kits dos atletas na sexta e no sábado

Divulgação Procon
Corrida do Procon
Subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciana Fiorin, e gerente do Procon Vitória, Herica Correa, vão participar do evento
Imagem divulgação
Corrida do Procon
Kit da prova, composto por camisa, meia, viseira, squeezer, protetor solar e chip, será entregue sexta e sábado, na Casa do Cidadão

Voltar ao topo da página