Notícias

Corpo em Equilíbrio melhora qualidade de vida de servidores

Publicada em 19/12/2014, às 19h25 | Atualizada em 19/12/2014, às 19h25

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de SEGOV/SUB-COM


Andrea Oliveira
Projeto "Corpo em Equilíbrio" no auditório do CIAC
Os participantes conheceram e vivenciarem experiências sobre a alimentação e os exercícios físicos na vida cotidiana.

A primeira edição do projeto Corpo em Equilíbrio, desenvolvida na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), foi encerrada nesta quinta-feira (18).

Os 45 servidores participantes conheceram e vivenciarem experiências sobre a influência da alimentação e dos exercícios físicos na vida cotidiana.

A equipe vencedora foi a SuperAção que somou 33,2 pontos. O segundo lugar ficou com a equipe QG da Saúde, que totalizou 12,6 pontos, enquanto a equipe Sehab Top Team fez 10,1 pontos e garantiu o terceiro lugar.

Na disputa individual a Assistente Social Flaviane Delanos levou a melhor e deixou para trás 11,2 kg, 10 cm de circunferência abdominal, 3,52% de gordura e o IMC caiu 4,55 pontos.

“Foi um projeto que começou leve como uma brincadeira e hoje trouxe modificações importantes na minha vida e na da minha família. Espero que tenhamos a oportunidade de continuar com esse trabalho que foi muito além do que propôs inicialmente porque pudemos conhecer as capacidades e fragilidades de pessoas com as quais trabalhamos e isso melhora o ambiente, a produtividade”.

O secretário de Habitação, Sérgio Sá, ressaltou a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida e para o consequente ganho de produtividade: “Os ganhos foram realmente importantes para todos nós, além de ter unido a secretaria em torno de hábitos mais saudáveis”.

Os servidores encararam o desafio de controlar peso e melhorar a saúde por meio de orientação alimentar e exercícios físicos. Divididos em nove equipes eles perderam 42,9 kg. O acompanhamento nutricional foi realizado por meio de uma parceria com a Faculdade Salesiana, sob a coordenação da professora do curso de Nutrição, Mírian Paixão.

A última tarefa consistia em doar alimentos não perecíveis conforme o peso perdido pelas equipes. Foram levados à Missão de Caridade (Consolação) 45 quilos de alimentos.

A equipe de Promoção da Saúde (SEMAD) fez parte da parceria responsabilizando-se pelos exercícios de ginástica laboral e pelo acompanhamento físico dos participantes que contou com a coordenação do professor de Educação Física Alexandro da Silva.

Pontuação

Para pontuação na competição foram observados os seguintes índices: Peso, Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal e Dobras cutâneas. O Corpo em Equilíbrio contou ainda com parceria das secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp) e Administração (Semad). Uma página no Facebook onde são divulgadas receitas, dicas de exercícios e alimentação saudável, além de informes gerais sobre o projeto, também está disponível.


Voltar ao topo da página