Notícias

Conscientização: cai em 28% o uso de copos descartáveis no Palácio Municipal

Publicada em 04/12/2018, às 16h53

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Copos descartáveis
PMV promove campanha para diminuir o uso dos copos descartáveis

A campanha de conscientização sobre o uso de copos descartáveis na Prefeitura de Vitória mostra os primeiros resultados. No início de novembro, foram entregues 28,3 mil copos para uso durante o mês no Palácio Municipal. Já no começo de dezembro, alguns setores recusaram os copos e o número caiu para 20,4 mil. A redução é de 28% em 30 dias.

Em novembro, o auditório da PMV recebeu a palestra "O uso consciente do copo descartável", promovida pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), por meio da Gerência de Administração Patrimonial. O evento, que teve parceria com a Vale e com a Coopmetro, foi um marco decisivo para a mudança de hábito.

"O interessante é que estamos criando uma conscientização não só para os servidores da Prefeitura. Essa mudança de hábito vai se estender para a casa das pessoas e para a vida social", ressaltou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

Rede de incentivo

A subsecretária de Gestão Administrativa, Thyara de Carvalho Faria Damasceno, explicou que a meta inicial era reduzir em 10% o uso dos copos descartáveis. "Tivemos uma grata surpresa ao ver que muitos servidores já aderiram à campanha e também incentivaram os colegas a trazer um recipiente de casa para evitar o uso do copo descartável. É uma contribuição com o meio ambiente e também uma economia que se reverte em benefícios para os moradores da capital", explicou.

Impacto ambiental

Sabia que para fabricar um único copinho de plástico é utilizada a mesma quantidade de energia elétrica gasta em 2 dias de televisão ligada em uma casa?

Levando em consideração que o ideal é beber 2 litros de água por dia, sem racionalização, cada pessoa usaria 11 copos de 180ml por dia. Portanto, a ideia inicial da campanha é de que as pessoas se conscientizem a usar apenas 1 copo plástico por dia.

O copo plástico é feito de poliestileno, um material pouco usado para reciclagem. Ou seja, milhares de copos vão mesmo virar lixo e demorar de 200 a 450 anos para se decompor.


Voltar ao topo da página