Notícias

Confirma Vitória: nova ferramenta visa diminuir o número de faltas nas consultas

Publicada em 01/08/2017, às 08h00

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Alexandre Lemos


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
O Confirma Vitória estará disponível agora para todas as unidades de saúde da capital.

Focada no conceito de cidades inteligentes, Vitória dá mais um passo para dar ainda mais celeridade em seus atendimentos em saúde.

Depois do agendamento on-line de vacina e de consultas médicas para algumas unidades de saúde, agora os moradores da capital que utilizam os serviços das unidades poderão confirmar ou cancelar suas consultas, pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). O novo canal tem como objetivo diminuir o número de faltas nas consultas médicas agendadas.

No último ano, o número de faltosos ultrapassou 180 mil consultas, sendo que mais de 87 mil são apenas de consultas médicas e o restante de atendimento odontológico, psicólogo e enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

No maior público faltante estão as mulheres com idade superior a 60 anos.Nas consultas ofertadas, as maiores faltas ocorreram nos agendamento para médicos, dentistas e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.

Veja os gráficos

Milene

Mais acesso

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, acredita que esse novo passo fará com que mais pessoas tenham acesso ao atendimento de saúde de forma ainda mais rápida.

"Com o Confirma Vitória queremos otimizar e dar destino às vagas de consultas que ficam ociosas devido ao não comparecimento das pessoas que tinham agendado. Dessa forma, mais pessoas poderão ser atendidas, fazendo com que todas as demandas que aparecerem sejam atendidas num espaço de tempo ainda menor. Com a gestão inteligente, prestamos o melhor serviço a quem mais precisa", afirma.

Foto Divulgação
Sistema de Agendamento Online
O agendamento on-line está disponível para vacinação e consultas médicas em algumas unidades.

De acordo com os dados de agendamento obtidos pela Rede Bem Estar, a unidade de saúde que apresentou o maior quantitativo em faltas de consultas foi a de Jardim Camburi, contabilizando um índice de 14.654 ausências no ano passado. Com o levantamento, também foi possível notar que a faltas acontecem geralmente nas segundas e sextas-feiras.

Gandini acredita que, a partir do lançamento do "Confirma Vitória", a Prefeitura de Vitória cumpre mais um compromisso de melhorar a qualidade do acesso à assistência em saúde e de humanizar o atendimento, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta nesse processo.

"Junto ao agendamento on-line, o "Confirma Vitória" é um marco na gestão da prefeitura. Temos como missão eliminar as filas de espera, organizando e otimizando o agendamento, e agora também a confirmação das mesmas, possibilitando um atendimento mais justo e mais humano", finaliza o secretário.

Confirma Vitória

O paciente receberá um torpedo oito dias antes da consulta agendada, solicitando a confirmação ou cancelamento da consulta. O morador poderá fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).

Confira as tabelas

Faltas por especialiade
Faltas por mês
Faltas por unidade de saúde - mês
Total de faltas 2016 - unidades de saúde
Total de faltas - unidades de saúde (atendimento médicos)


Voltar ao topo da página