Notícias

Confirma Vitória: média de faltas a consultas médicas cai para 19% em 2018

Publicada em 09/01/2019, às 18h06

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Pacientes devem confirmar as consultas médicas agendadas no sistema

O sistema de confirmação e cancelamento de consultas pela internet, o "Confirma Vitória", já superou a meta prevista para o primeiro ano de funcionamento. Em 2017, a média de faltas era de 28%. No ano de 2018, com a implantação do programa, a média de faltas às consultas caiu para 19%, sendo que a meta estipulada para o ano era de 20%.

Para se ter uma ideia, em todo o ano passado, 74.545 vagas puderam ser reaproveitadas porque os pacientes avisaram que não iriam. Quando isso acontece, imediatamente, a vaga retorna para o sistema e outras pessoas podem utilizar.

"Assim que o usuário desmarca a consulta, uma nova vaga é aberta. Se a pessoa falta sem avisar, cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa a mais que deixa de ser atendida. Quem falta precisa comparecer pessoalmente à unidade de saúde para justificar e conseguir fazer um novo agendamento online", explicou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Mês de festas tem mais faltas

No mês de dezembro, as unidades de saúde de Vitória registraram uma média de 21,62% de faltas às consultas médicas agendadas. O número subiu um pouco em relação ao mês de novembro. A justificativa seria o fato de dezembro ser um mês em que as pessoas têm muitos compromissos em função das festas de fim de ano.

Das 29 unidades de saúde, 12 ficaram no índice ou abaixo dele: Santa Martha, Praia do Suá, Bairro da Penha, Quadro, Santo André, Ilha das Caieiras, Vitória, Bairro República, Itararé, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Ilha de Santa Maria.

A unidade que teve menor percentual de faltas no mês passado foi a de Ilha de Santa Maria, com taxa de 12,10%. O diretor da US, Paulo André Loyola, acredita que esses resultados são frutos do empenho da equipe de saúde em sensibilizar os pacientes. "Nossa comunidade está muito consciente da sua responsabilidade, e essa parceria deve-se ao trabalho de conscientização feito pelas equipes".

Obrigatoriedade

Desde o início do ano de 2018, a confirmação e o cancelamento das consultas passaram a ser obrigatórios. Se o paciente confirmar e não comparecer, ele somente poderá utilizar o agendamento online novamente após justificar sua falta presencialmente na US onde é atendido. A principal queixa para o não comparecimento é o esquecimento.

Vagas reaproveitadas

Só no mês de dezembro de 2018, graças ao Confirma Vitória, 5.267consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes.

A Secretaria de Saúde pretende continuar diminuindo o percentual de faltas para chegar a 18% este ano e 16% em 2020, quando a economia gerada pode chegar a cerca de R$ 21 milhões por ano.


Voltar ao topo da página