Notícias

Confirma Vitória: ferramenta já está disponível em todas as unidades

Publicada em 22/02/2018, às 14h34

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Todas as unidades de saúde de Vitória contarão com o sistema Confirma Vitória

A partir desta próxima segunda-feira (26), todas as unidades de saúde da capital passarão a utilizar o Confirma Vitória para organizar o acesso às consultas agendadas e otimizar a oferta de vagas. Dessa forma, o paciente deverá obrigatoriamente confirmar ou cancelar seu agendamento online.

Após a marcação, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). As consultas canceladas ou não confirmadas retornarão para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes.

Mesmo confirmando, se o munícipe não comparecer à consulta, ele somente poderá utilizar o agendamento online após justificar sua falta na unidade de saúde onde é atendido.

Cai número de faltas

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem o objetivo de diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da confirmação das vagas. "É importante que a pessoa confirme e compareça na data agendada para que possamos otimizar esses dados e possibilitar que mais pessoas sejam atendidas num espaço de tempo menor. Quando o usuário desmarca a consulta, uma nova vaga é aberta", disse.

Carlos Antolini
Atendimento em Unidade de Saúde
Sistema permite a otimização na oferta de vagas no agendamento online de consultas

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, ressaltou que o sistema otimiza a oferta de consultas. "Com o Confirma Vitória, vamos ampliar em muito o número de vagas disponíveis para a população. É a tecnologia ajudando a gestão a construir um ambiente mais justo. Precisamos que as pessoas valorizem o recurso público e tenham responsabilidade. Cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa que deixa de ser atendida".

O índice de faltas às consultas médicas nas unidades de saúde de Vitória diminuiu 16% em janeiro, num comparativo com dezembro de 2017. A redução foi possível graças à implantação do sistema de agendamento online e confirmação de consultas. 

No mês de dezembro, as faltas alcançaram um índice médio de 28,43% das vagas disponibilizadas e, em janeiro, 23,91%.

Índice de faltas

Em janeiro, 14 US ficaram abaixo da média do índice de faltas do mês. São elas: Santo André (14,74%), Grande Vitória (15,14%), Jardim Camburi (15,50%), Praia do Suá (17,17%), Maria Ortiz (17,72%), Ilha de Santa Maria (18,84%), Jabour (18,96%), Bairro da Penha (20,22%), Forte São João (21,39%), Bairro República (21,89%), do Quadro (22,35%), Bonfim (22,43%), Jardim da Penha (23,10%) e Itararé (23,84%).

"Isso mostra que os pacientes estão aderindo vez mais ao sistema Confirma Vitória. Vamos trabalhar para diminuir cada vez mais esse índice de faltas", concluiu a secretária.


Voltar ao topo da página