Notícias

Confirma Vitória: faltas a consultas nas US apresentam nova queda

Publicada em 06/12/2018, às 16h30 | Atualizada em 06/12/2018, às 16h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Confirma Vitória otimiza a oferta de vagas em consultas médicas nas US de Vitória

No mês de novembro, as unidades de saúde de Vitória registraram uma média de 20,40% de faltas às consultas médicas agendadas. O número está próximo da meta estipulada para 2018: 20%. Em 2017, a média era de aproximadamente 28%.

Das 29 US, 17 ficaram abaixo do índice: Andorinhas, Santa Martha, Resistência, Jardim da Penha, Vitória, Bairro da Penha, Santo Antônio, Santa Luiza, Grande Vitória, Fonte Grande, Maria Ortiz, Itararé, Santo André, Jabour, Jardim Camburi, Bairro República e Santa Maria.

A unidade que teve menor percentual de faltas no mês passado foi a de Ilha de Santa Maria, que registrou 12,42% de faltas entre as consultas agendadas e confirmadas.

O diretor da US, Paulo André Loyola, acredita que esses resultados são frutos do empenho da equipe de saúde em sensibilizar os pacientes. "Nossa comunidade está muito consciente da sua responsabilidade, e essa parceria deve-se ao trabalho de conscientização feito pelas equipes".

Obrigatoriedade

Desde o início do ano, a confirmação e o cancelamento das consultas passaram a ser obrigatórios. Se o paciente confirmar e não comparecer, ele somente poderá utilizar o agendamento online novamente após justificar sua falta presencialmente na US onde é atendido. A principal queixa para o não comparecimento é o esquecimento.

Vagas reaproveitadas

Graças ao Confirma Vitória, 5.590 consultas que seriam perdidas em novembro puderam ser reaproveitadas por outros pacientes. Desde o início do ano, já foram 69.278 vagas reaproveitadas.

"As pessoas precisam valorizar o recurso público e ter responsabilidade com o que é ofertado para elas. Cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa a mais que deixa de ser atendida", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Além da meta para este ano, de reduzir o índice de faltas para 20%, a Secretaria de Saúde pretende continuar diminuindo o percentual de faltas para 18% em 2019 e 16% em 2020, quando a economia gerada pode chegar a cerca de R$ 21 milhões por ano.


Voltar ao topo da página