Notícias

Conferência vai discutir políticas públicas para população idosa em Vitória

Publicada em 21/03/2019, às 17h38 | Atualizada em 21/03/2019, às 17h38

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
CONFERÊNCIA DOS IDOSOS
Idosos participaram de pré-conferências para debater os temas que serão tratados no evento

Eles já são cerca de 62 mil pessoas em Vitória e estão na faixa etária que mais cresce na cidade. São mulheres e homens acima de 60 anos de idade que vão se reunir na V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nos dias 28 e 29 deste mês, com representantes do poder público, da sociedade civil e de trabalhadores da Assistência Social para discutir direitos fundamentais e políticas públicas para essa população.

O evento é realizado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comid), e tem por objetivo debater os principais desafios e questões vivenciadas pelas pessoas idosas na capital e apresentar propostas a serem implementadas pelos órgãos governamentais.

Este ano, a conferência terá como tema "Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas".

O período de inscrição já foi encerrado e as vagas foram preenchidas por mulheres e homens acima de 60 anos; pessoas e entidades que atuam junto a idosos; representantes do poder público e observadores - pessoas interessadas nas políticas públicas de atendimento à terceira idade, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior que atuam ou tenham interesse com a política do envelhecimento.

Conferências Descentralizadas

Os inscritos prepararam-se para a conferência participando das cinco Conferências Descentralizadas, realizadas no mês passado em todas as regiões da cidade. Nelas, foram discutidas as ações e políticas que a cidade precisa promover para atender essa população nas áreas da saúde, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.

Os debates foram realizados em torno dos eixos propostos:

Eixo I: Direitos Fundamentais na Constituição/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

Eixo II: Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

Eixo III: Enfrentamento da Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

Eixo IV: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Serviço
V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vitória

Quando: dia 28, das 8h às 17h, e dia 29, das 8h às 13h
Onde: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA/ES). Rua Aluysio Simões, 172, Bento Ferreira
Informações pelo telefone 3382-6178 e pelo e-mail comid@correio1.vitoria.es.gov.br.

Voltar ao topo da página