Notícias

Clima de emoção toma conta da entrega da Emef Prezideu Amorim

Publicada em 23/06/2016, às 12h46

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Diego Alves
Inauguração da Emef Prezideu Amorim
Prefeito Luciano Rezende, gestores, alunos e familiares de Prezideu descerraram a placa de inauguração da primeira etapa da unidade
Diego Alves
Inauguração da Emef Prezideu Amorim
Prefeito lembrou que participou da compra do terreno onde foi construída a escola em 2001, quando era secretário de Educação

Obra aguardada há mais de 15 anos pela comunidade do Bonfim, a primeira etapa do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim foi entregue oficialmente na noite desta quarta-feira (22), em clima de festa e muita emoção.

O evento reuniu não só autoridades locais, mas também ex-alunos e diretoras, estudantes, famílias e parentes de Prezideu Amorim. "É uma honra representar minha família. Eu estudei quatro anos aqui na antiga escola. Um país só será desenvolvido quando tivermos uma educação decente, e esses alunos têm espaço para isso, pois estão estudando na melhor escola municipal de Vitória. Isso é uma responsabilidade muito grande porque agora eles têm que ser os melhores alunos da cidade", disse Elcio Amorim, filho de Prezideu Amorim.

Ele estava ao lado da irmã Vera Amorim, que foi professora na escola, e do irmão Eudênis Amorim. Também estavam presentes na cerimônia Tony Aurélio, neto de Prezideu Amorim, Ana Elisa Nahas, esposa de Tony, e Letícia Amorim, filha de Tony e Ana Elisa e bisneta de Prezideu.

O homenageado era morador do bairro Bonfim e cedeu um terreno em 1967 para que a escola fosse construída. Quando começou, a unidade tinha três salas de aula. Com a entrega feita pela Prefeitura, a Emef Prezideu agora tem 13 salas de aula, um laboratório de ciências, uma sala de artes, uma sala de recursos multifuncionais, biblioteca, sala de dança, laboratório de informática, sala de vídeo, auditório para 100 pessoas, sala de música/multiuso, sala para os alunos do tempo integral, ambientes administrativos, quadra, refeitório, rampas e banheiros adaptados.

Conhecimento e desafios

"Em 2001, como secretário de Educação, tive a felicidade de fazer a compra do primeiro terreno aqui da Prezideu Amorim, e foi nessa gestão que avançamos. Dar conhecimento para as crianças que aqui estudam é dar asas, é dar condição para que elas possam enfrentar os desafios com independência", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Ao longo desses três anos e este mês em especial, temos vivido importantes entregas. É um pouco da história que estamos vivendo aqui, é fruto de muita luta, de muito sonho e desejo que uma comunidade tem para que o seu espaço possa ser mais dignificado", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Diego Alves
Inauguração da Emef Prezideu Amorim
Elcio Amorim, filho de Prezideu Amorim, destacou que é uma honra para a família a unidade levar o nome de seu pai
Diego Alves
Inauguração da Emef Prezideu Amorim
Diretor da Emef, Aguinaldo Rocha de Souza, contou que estudou na escola

"No ano 2000, quando conseguimos a primeira proposta de venda do terreno, muita gente dizia que estávamos ficando loucos e que o poder público nunca compraria um quarteirão para fazer uma escola nessa comunidade. E hoje estamos aqui inaugurando a escola", contou o diretor da Emef, Aguinaldo Rocha de Souza, que estudou, atuou como professor na Prezideu Amorim e atualmente dirige a escola pela quinta vez.

"Gostei muito da escola, minha neta estuda aqui, a minha filha também estudou aqui, hoje está fazendo faculdade de Pedagogia e estagiando numa creche da Prefeitura de Vitória. Na minha época, a escola era muito precária, as condições não eram boas, e hoje a escola é linda e o ensino é muito bom. Essa escola dá muitas condições", contou Ricardo Calderaro, que é conselheiro de escola, representante do segmento de alunos da Emef Prezideu Amorim.

Auditório

A inauguração oficial da primeira etapa das obras da Emef Prezideu Amorim contou também com a entrega do auditório Prof. Adilson da Silva. O local recebeu esse nome em homenagem ao professor de Ciências da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade de ensino e tinha um jeito muito dinâmico e peculiar de incentivar os estudos entre os alunos. Ele faleceu no primeiro semestre de 2016, vítima de um acidente de trânsito.

Também durante a solenidade de entrega, os presentes puderam conferir a apresentação de voz e violão do aluno Kevson da Conceição Correa e de dança dos alunos Ademir Viana Bandeira Junior e Allejandro Rangel Andrade, todos da 8ª série. A pedido do diretor Aguinaldo, os presentes também fizeram um minuto de silêncio em memória do aluno Carlos Eduardo Nascimento, que faleceu no último sábado (18).

Estrutura

O novo prédio já conta com uma estrutura interna completa e está sendo entregue em duas etapas. A primeira contempla 13 salas de aula totalmente climatizadas com ar-condicionado central e de última geração.

O ano letivo de 2016 já iniciou neste novo prédio, com capacidade de atendimento para cerca de 600 alunos. Isso significou 250 vagas a mais. Em janeiro, período em que os alunos estiveram em férias escolares, o antigo prédio foi demolido para que fossem iniciadas as obras complementares dos espaços externos comuns da nova edificação, como pátio e quadra poliesportiva.

Diego Alves
Inauguração da Emef Prezideu Amorim
Secretária Adriana Sperandio destacou que a entrega da escola é resultado de muita luta e sonhos da comunidade escolar
Diego Alves
Inauguração da Emef Prezideu Amorim
Inauguração oficial da primeira etapa das obras da Emef Prezideu Amorim contou também com a entrega do auditório Prof. Adilson da Silva

Voltar ao topo da página