Notícias

Chuva: Prefeitura faz monitoramento 24 horas

Publicada em 01/12/2017, às 16h27 | Atualizada em 01/12/2017, às 16h27

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Plano Municipal de Redução de Risco
Cidade é monitorada, em caráter permanente, pelo projeto Mapenco (Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do Município de Vitória

A Prefeitura de Vitória monitora por 24 horas, durante todos os dias do ano, a quantidade de precipitação e os efeitos das chuvas nas encostas e na rede de drenagem da cidade. O trabalho é realizado a partir das diretrizes dos Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e do Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Vitória (PDDU).

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) e a Central de Serviços são as responsáveis pelos trabalhos. A Semohab é responsável ainda pela execução das obras indicadas por esses dois planos, como as contenções de encostas e ampliação das redes de drenagem.

A Central de Serviços faz a manutenção e limpeza das redes de drenagem da cidade, assim como a operação das estações de bombeamento de águas pluviais. 

A cidade é monitorada, em caráter permanente, pelo projeto Mapenco (Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do Município de Vitória). A rede de pluviógrafos, que estão instalados em pontos estratégicos de Vitória, registra a quantidade de chuva precipitada em seis áreas da cidade.

A cada cinco minutos, os equipamentos enviam, de forma automática, os índices para um banco de dados, que é controlado e acessado remotamente, inclusive com acesso via web. A quantidade de chuva precipitada a cada hora é importante para avaliar o grau de risco de deslizamentos e alagamentos em cada um dos bairros da cidade.

Limpeza das redes

Desde 1º de janeiro de 2017, as equipes de limpeza de redes de drenagem realizaram 1,8 mil desobstruções na cidade. Outras 1.090 intervenções foram realizadas com a substituição de parte da rede de drenagem.


Voltar ao topo da página