Notícias

Chuva: garis priorizam limpeza de bueiros em diversos bairros

Publicada em 01/12/2017, às 15h37 | Atualizada em 01/12/2017, às 16h19

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Limpeza de bueiros em Bento Ferreira
Gari atua na limpeza de bueiro em Bento Ferreira

Várias equipes estão nas ruas atuando na limpeza de bueiros em vias da capital. No total, 40 garis trabalham nos bairros Bento Ferreira, Joana D'Arc, Romão, Forte São João, Ilha de Monte Belo e Jardim da Penha. O trabalho é coordenado pela Gerência de Limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam). 

Esses locais estão recebendo um trabalho em ritmo de mutirão. Outras equipes estão atendendo às demandas que estão chegando pelo Fala Vitória 156.

"A Semmam já faz um trabalho preventivo em seu dia a dia, mas, em dias com muitas chuvas, como hoje (1º), dedicamos uma atenção especial aos bueiros, pois as águas costumam levar folhas e outros objetos que são jogados nas ruas para dentro deles, podendo ocasionar um entupimento", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Rolha

Divulgação Semmam
Limpeza de bueiros em Romão
Equipes encontram muitos resíduos descartados irregularmente, o que provoca o entupimento de bueiros

Segundo o secretário, a população deve evitar jogar lixo nas ruas. Ele afirmou que sacos plásticos, garrafas pet amassadas e outros resíduos que conseguem passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de alagamento para aquele local.

O serviço de varrição de ruas fica bastante prejudicado com as chuvas, mas, mesmo assim, os garis tentam dar sequência ao trabalho quando a chuva dá uma trégua. A coleta de lixo não sofre alteração e a programação em todos os bairros é cumprida todos os dias, de segunda a sábado, inclusive nos feriados, mesmo que esteja chovendo.

Educação

A conscientização das pessoas acerca do descarte correto dos resíduos sólidos é essencial. A Gerência de Educação Ambiental da Semmam realiza um exaustivo trabalho junto às comunidades, fazendo palestras sobre descartes irregulares de resíduos sólidos e orientando os moradores sobre a forma correta de jogar o lixo fora.

Se o munícipe desejar informar algum bueiro que precisa ser limpo, basta acionar o Fala Vitória 156 e fazer o registro da solicitação.

Prontidão

Além disso, a Semmam sempre mantém garis prontos para entrar em ação quando solicitado pela Defesa Civil em caso de muitas chuvas e em áreas de risco, como nas encostas e morros.

Matéria relacionada

Chuva: Central de Serviços faz desobstruções de caixas-ralo e tapa-buracos


Voltar ao topo da página