Notícias

Cerco Inteligente de Segurança: três veículos recuperados em menos de 24 horas

Publicada em 17/07/2019, às 12h58 | Atualizada em 17/07/2019, às 13h21

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Voyage passou pela barreira localizada na rodovia Serafim Derenzi nesta quarta
Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Sistema registrou passagem da Pampa pela barreira nas Cinco Pontes na noite de terça

Lançado em abril de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória segue com bons resultados para a redução de furto e roubo de veículos na capital. Nesta quarta-feira (17), chegou a 170 o número de carros recuperados com a ajuda do sistema. Em menos de 24 horas, foram três.

Primeira ocorrência

Na tarde desta última terça (16), às 17h06, uma moto modelo Honda NXR com restrição de furto e roubo passou pela barreira de câmeras localizada na Ponte da Passagem, no sentido Maruípe. O veículo foi acompanhado pelas câmeras de videomonitoramento e as informações foram passadas em tempo real para equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O condutor foi abordado 10 minutos depois pela Guarda Municipal de Vitória próximo ao Parque Barreiros. O homem foi conduzido ao DPJ de Vitória.

Segunda ocorrência

O segundo veículo recuperado foi uma caminhonete Pampa que havia sido furtada ontem (16) mesmo. O carro entrou em Vitória pelas Cinco Pontes à noite, o que foi registrado pelas câmeras do Cerco Inteligente, às 22h54. A Guarda Municipal fez a abordagem na Enseada do Suá e o condutor foi detido.

Terceira ocorrência

Na manhã desta quarta (17), às 8h41, um Voyage foi o terceiro carro recuperado pela Guarda Municipal em menos de 24 horas. O carro passou pela barreira localizada na rodovia Serafim Derenzi, próximo à Unidade de Transbordo.

Agentes na Central Integrada de Operações e Videomonitoramento (Ciom) da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) localizaram o veículo em uma rua de Tabuazeiro e a Guarda foi ao local realizar a abordagem. Um homem foi detido e conduzido ao DPJ.

Sistema

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Toda vez quem um veículo com restrição de furto e roubo passa por uma dessas, automaticamente  os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Os operadores da Central de Videomonitoramento repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Ciodes, que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Moto foi apreendida após passar pela barreira do Cerco Inteligente na tarde de terça
Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas

Voltar ao topo da página