Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Cerco Inteligente de Segurança: capacitação para policiais e agentes

Publicada em 06/05/2019, às 15h55

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento

Agentes de forças de segurança terão a chance de aprender as partes operacional e de inteligência do Cerco Inteligente de Segurança (Ampliar imagem)

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) promove, nesta terça-feira (7), uma capacitação para o uso do banco de dados do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. Participarão do curso cinco policiais militares, cinco policiais civis, três agentes da Polícia Rodoviária Federal, dois policiais federais e três agentes da Guarda Municipal.

A capacitação, que promove integração entre instituições de segurança, acontece em dois módulos. Na parte operacional, os participantes aprendem as operações básicas do software, cadastramento de ocorrências, pesquisa básica e ações de alarme de primeira fase.

Já na parte de inteligência, os policiais e agentes se aprofundam no uso do sistema como ferramenta de análises criminais, acompanhamento de suspeitos, alarme de segunda fase e geração de relatórios operacionais e criminais.

"Os participantes da capacitação são servidores estratégicos das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar que estarão treinados a usar todas as ferramentas e informações disponíveis no Cerco Inteligente de Segurança. A nossa ideia é que o sistema seja compartilhado com esses agentes da área e possa ser adquirido também por outros municípios. Com o sistema, conseguimos reduzir a criminalidade", afirmou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Sobre o sistema

Em funcionamento desde o dia 20 de abril de 2018, em um ano, o Cerco Inteligente de Segurança registrou a queda de quase 50% no número de roubos e furtos de veículos na capital, a consequente redução no registro de crimes contra o patrimônio e a diminuição do valor do seguro de carros na capital. Desde sua implantação, já foram 137 veículos recuperados com a ajuda das câmeras.

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Ciom repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site