Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a prender suspeito de homicídio

Publicada em 17/08/2018, às 18h10

Por Eduardo Brinco, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação / Guarda Municipal
cerco inteligente
O veículo apreendido pelo Cerco Inteligente de Segurança teria sido utilizado para cometer um crime

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, que é utilizado no combate a roubo e furtos de carros, também foi utilizado para ajudar a elucidar outros crimes. A pedido da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi incluída no sistema a placa de um Astra branco, que passou pela barreira da Segunda Ponte no início da tarde desta sexta-feira (17).

O alarme na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), soou e os agentes da Guarda Municipal foram acionados para realizar a abordagem do veículo.

No automóvel, que teria sido utilizado em um homicídio, estavam três rapazes, um deles com mandado de prisão em aberto, e outros dois que não portavam documentos.

Com a ação, os três suspeitos que ocupavam o veículo, além do automóvel, foram encaminhados para a DHPP para que fossem realizados os procedimentos legais.

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é uma conquista para a cidade.

“É um serviço de excelência que já está trazendo segurança para a cidade de Vitória e esperamos que a cada dia as instituições parceiras utilizem esse sistema para que avencemos na segurança pública para os capixabas”, afirma.

Sobre o Cerco Inteligente de Segurança

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), e, no caso de restrição, os operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página