Notícias

Casa do Cidadão divulga lista com documentos perdidos de 4,4 mil pessoas

Publicada em 21/02/2017, às 15h19 | Atualizada em 17/04/2017, às 15h44

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Josué de Oliveira


Arquivo PMV SECOM
Carteira de Identidade
Carteira de Identidade lidera a lista de documentos perdidos da Casa do Cidadão

Com o período de férias e a presença de turistas na capital, o número de documentos perdidos e deixados no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé, aumentou no mês de janeiro. Ao todo, o local lista 4,482 pessoas que perderam os seus documentos. No final de 2016, eram 4,2 mil. 

A maioria deles é de Carteiras de Identidade, mas há também CPF, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e outros.

De acordo com a gerente da Casa do Cidadão, Juliana Sardenberg, esse aumento acontece, principalmente, por causa do período de férias, inclusive, alguns são até de pessoas de fora do Estado. "Há alguns anos teve um caso de um turista que publicou no Facebook que tinha perdido seu documento. Alguém achou aqui na Casa do Cidadão e ele conseguiu recuperá-lo", contou.

Para saber se o documento se encontra arquivado na Casa do Cidadão, basta olhar a relação no portal da Prefeitura, ir pessoalmente ao local ou ligar para o telefone 3382-5515.

Para buscar o documento, o cidadão deve comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e apresentar qualquer outra identificação. Já para os menores de 18 anos, ele é entregue a pai ou mãe, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Segundo Sardenberg, a Casa do Cidadão já se tornou referência para quem perde ou encontra um documento. "No ano passado, 97 documentos foram devolvivos para seus donos. O número ainda é pequeno se comparado à quantidade de documentos que chegam ao setor, mas, cada vez mais, as pessoas têm procurado o serviço".

Serviço

Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares - Casa do Cidadão
Endereço: avenida Maruípe, nº 2.544 ? Itararé
Funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Telefone: 3382-5515


Voltar ao topo da página