Notícias

Carnaval: Saúde promove ação educativa para prevenção de infecções sexuais

Publicada em 08/02/2018, às 18h57

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Divulgação e distribuição de preservativos no Sambão do Povo
Profissionais da Saúde vão alertar as pessoas sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Profissionais do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crist) e da Unidade de Saúde (US) de Vitória promovem, na manhã desta sexta-feira (9), uma ação no Centro para alertar as pessoas sobre o perigo de transmissão de doenças durante o Carnaval.

O objetivo é tirar dúvidas dos lojistas que trabalham no comércio local, principalmente, sobre a prevenção das IST´s. A equipe também aproveita para apresentar os serviços ofertados pelo Crist, localizado no Centro.

O diretor do local, Lauer Sardenberg Marinho, ressalta que essas abordagens têm boa aceitação do público. "Conseguimos criar um momento de diálogo e de segurança com esses trabalhadores, já que muitos se sentem confortáveis para tirar suas dúvidas. A prevenção precisa acontecer sempre, em qualquer época do ano, no Carnaval e fora dele também", afirmou.

Lauer destaca ainda que, para aumentar a prevenção, é importante que, além do uso de preservativos, as pessoas realizem testes rápidos para identificar a presença de alguma IST.

Na última ação educativa realizada no Centro, em 2017, foram distribuídos 3,6 mil preservativos masculinos, 1000 géis e 400 preservativos femininos.

Prevenção

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão de IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde de Vitória. Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. 

Exames

As Unidades Básicas de Saúde estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

Vitória ainda possui o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória). Mais informações pelos telefones (27) 3132-5108 e 3132-5109.


Voltar ao topo da página