Notícias

Capela de Santa Luzia será reaberta nesta quarta-feira e volta a compor Visitar

Publicada em 30/09/2014, às 17h46 | Atualizada em 01/10/2014, às 16h50

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Fernanda Neves Gomes
Capela de Santa Luzia
Capela de Santa Luzia, que foi construída sobre uma rocha, será reaberta à visitação

A Capela de Santa Luzia, que compõe o Visitar, na Cidade Alta, será reaberta à visitação nesta quarta-feira (1º), às 9 horas. A edificação, que é a mais antiga da capital e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estava fechada há 10 meses para obras de restauração.

Foram realizados serviços no telhado e nas instalações elétricas do imóvel, de modo a enriquecer e valorizar ainda mais um monumento que carrega a arquitetura colonial do Espírito Santo.

Nesse mesmo dia, será restabelecida a presença dos monitores para instruir e informar os turistas que passam pela capela durante todo o ano. A construção está situada à rua José Marcelino, s/nº.

Contemplação

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, a beleza e a conservação do monumento passam novamente a ser contempladas pelos moradores e turistas. "Mais um atrativo a ser contemplado no Centro Histórico, que, a cada dia, atrai mais visitantes e turistas em busca de surpresas, descobertas e contemplação", comemorou Krohling.

Ele explicou que a abertura de uma das capelas mais antigas do país é consequência da mobilização e dedicação dos técnicos e moradores da região. "É a nossa história sendo descoberta e o sétimo monumento a integrar o roteiro. Uma construção secular e conservada com valor simbólico maravilhoso que voltará a ser admirada", comemorou Krohling.

Monumentos

O Visitar funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 17 horas. Fazem parte do roteiro turístico no Centro Histórico: Catedral Metropolitana, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário, Convento São Francisco, Igreja de São Gonçalo, Capela de Santa Luzia e o Theatro Carlos Gomes. As visitas são gratuitas.

Mais informações pelos telefones (27) 3322-6418 (Instituto Goia) e 3235 2910 (Semttre) e pelo e-mail visitar@vitoria.es.gov.br .

Paula Barreto
Fachada da Capela Santa Luzia
Monumento passa a integrar o roteiro do Visitar no Centro Histórico

Valor

A Capela de Santa Luzia, obra de grande valor histórico-cultural e um marco do início da colonização de Vitória, é considerada a edificação mais antiga preservada na capital, pois foi construída antes mesmo da fundação da Vila. Ela era a capela da fazenda de Duarte Lemos, que recebeu a ilha como doação do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Não é possível afirmar com exatidão a data de sua construção, com base em pedras e cal de ostra sobre uma rocha. Supõe-se que ela tenha sido construída entre os anos de 1537 e 1540, pois, a partir dessa última data, Duarte Lemos encontrava-se em Portugal e de lá retornara apenas por volta de 1549. Em 1550, Duarte Lemos foi nomeado delegado da capitania de Porto Seguro, abandonando, portanto, a sua sesmaria no Espírito Santo.


Voltar ao topo da página