Notícias

Campanha Praia Limpa orienta banhistas sobre lixo e educação na orla

Publicada em 05/01/2017, às 17h14 | Atualizada em 13/01/2017, às 12h28

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Campanha Praia Limpa
Educadores ambientais já começaram a afixar cartazes orientando os banhistas sobre a campanha Praia Limpa

Verão é época de sol, praia e banho de mar, mas é necessário que todos cuidem da orla. Para ajudar os banhistas a ter um meio ambiente saudável e agradável, começou nesta última quinta-feira (5) e vai até 31 de janeiro a campanha Praia Limpa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). 

Educadores ambientais vão trabalhar com quatro temas - um por semana -, sendo que o primeiro vai abordar a questão do lixo e a responsabilidade de cada banhista em deixar na lixeira os resíduos produzidos no passeio. Balneabilidade, cuidados com os cães nas praias e restinga são os demais assuntos. 

"Vitória está no topo do ranking nacional em qualidade de vida, saúde e transparência de gestão, e primamos pela cidadania e pela evolução de nossos costumes enquanto sociedade. Nossas praias devem ser extensão de toda essa ação que faz da nossa ilha uma das cidades mais limpas do País", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Camburi

Além das abordagens, haverá oficinas, plantio de mudas e ações de limpeza. No sábado (14), no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Camburi, o Centro de Visitação Tamar-Vitória, Ecoceano e Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) farão ações educativas com os banhistas e oficinas com as crianças.

Já no domingo (15), no mesmo local, acontecerão atividades educativas e o plantio de mudas de restinga, com a participação do Ecoceano, que oferecerá mudas e equipamentos.

Curva da Jurema

Já no final de semana dos dias 21 e 22, técnicos da Semmam farão ações educativas na Curva da Jurema. No sábado (21), será realizado um mutirão de limpeza nas ilhas costeiras e praias, em parceria com o Iate Clube do Espírito Santo e o projeto Pegada, além de orientações aos banhistas e frequentadores dos quiosques.

No domingo (22), haverá plantio de mudas de restinga e limpeza das ilhas costeiras e praias, com a participação do Iate Clube e do Centro Náutico Capixaba.

Yuri Barichivich
Praia Limpa
Objetivo da campanha é orientar os banhistas a descartar corretamente os resíduos deixados nas praias

Resíduos

Nesta primeira semana, o tema abordado é a questão dos resíduos no ecossistema praial. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços (Semse), desde o início do verão, a limpeza nas praias de Vitória tem sido intensificada.

São 30 garis atuando na orla em diversos turnos, até as 20 horas. O tatuí - equipamento de varrição das praias de Vitória (varredeira mecanizada que auxilia e otimiza a varrição da faixa de areia), atua nas praias da Curva da Jurema e Camburi, das 5 às 10 horas e das 19 às 2 horas da manhã. 

Matéria relacionada

Secretaria de Meio Ambiente explica fenômeno natural no mar em época de verão


Voltar ao topo da página