Notícias

Caminhos do Cuidado: servidores encerram capacitação em saúde mental

Publicada em 10/12/2014, às 10h28

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Caminhos do Cuidado
Servidores da Saúde participaram de capacitação em saúde mental para melhorar o acolhimento aos usuários em Vitória

Agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família participarão das atividades de encerramento do projeto de capacitação "Caminhos do Cuidado", que tem o foco na melhoria do atendimento na área da saúde mental, nesta sexta-feira (12), na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória). O evento terá início às 13 horas, com a avaliação dos efeitos do curso e as possibilidades de iniciar novas turmas em 2015.

O projeto capacitou aproximadamente seis mil profissionais de saúde de todos os municípios do Espírito Santo. O objetivo principal é oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos que possibilitem acolher os usuários da rede e cuidar deles de forma integral, a partir de sua inclusão no sistema.

"O projeto é articulado e busca ampliar as possibilidades desses profissionais no acolhimento e na escuta dos usuários e da família no cuidado em saúde mental, principalmente nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas", explicou a coordenadora do Caminhos do Cuidado no Estado, Elzimar Peixoto.

Parceria

O Caminhos do Cuidado é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e o Grupo Hospitalar Conceição. A meta é a formação de 290.760 alunos em todo o Brasil. O curso possui material didático próprio, composto de cadernos, guia e DVD´s, contendo textos e vídeos. O site www.caminhosdocuidado.org disponibiliza vídeos do apoio abordando temas relacionados ao curso de capacitação em saúde mental, crack e outras drogas.


Voltar ao topo da página