Notícias

Caminhada ecológica comemora aniversário do Parque da Fonte Grande

Publicada em 17/08/2017, às 17h25

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Caminhada Ecológica no Parque da Fonte Grande
Trilha no Parque da Fonte Grande tem cerca de 5 quilômetros: orientação é ter certo condicionamento físico

Para comemorar os 31 anos do Parque da Fonte Grande, neste próximo domingo (20), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) vai realizar uma caminhada ecológica e educativa com o objetivo de aproximar o cidadão dessa importante área protegida do município, que preserva os últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade.

A trilha, de aproximadamente 5 quilômetros, começa às 8 horas. A dica é que os participantes tenham condicionamento físico. É necessário que os participantes levem tênis apropriado, água para o seu consumo, filtro solar, bonés, viseiras e repelentes. Outra dica é levar lanches, mas algo leve.

O evento não se trata de uma competição. O intuito é promover a integração e a motivação para que todos completem a caminhada e possam apreciar o ambiente natural e a paisagem a partir de seus cinco mirantes e valorizar os espaços verdes que nossa cidade oferece.

História

Um ano após a tragédia da comunidade do Morro do Macaco em 1985, que ocasionou a morte de 40 pessoas, no dia 7 de agosto de 1986, o Parque da Fonte Grande foi criado com o apoio das comunidades e entidades ambientalistas com o objetivo de proteger as encostas do Maciço Central de Vitória.

Desde sua criação, não houve registro de deslizamentos com vítimas fatais. A Prefeitura de Vitoria, desde 1992, faz sua parte recuperando áreas degradadas, áreas de risco e de interesse ambiental através de um convênio com o Governo do Estado para a gestão do parque.

O Centro de Educação Ambiental do parque está localizado na Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual da Fonte Grande, onde está situado o ponto culminante da Ilha de Vitória, a 308,8 metros de altitude.

Suas trilhas fazem parte do Programa de Interpretação Ambiental, tendo como atrativos, além da biodiversidade, cinco mirantes que permitem explorar a paisagem em 360º, proporcionando ao visitante uma contemplação da vista panorâmica da planície litorânea e das serras capixabas com seus rios que deságuam na baía de Vitória.


Voltar ao topo da página