Notícias

Cajun Nova Palestina forma os primeiros patrulheiros mirins de Vitória

Publicada em 01/12/2017, às 14h17 | Atualizada em 01/12/2017, às 14h30

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Formatura Patrulha Mirim no CAJUN Nova Palestina
Crianças e adolescentes do Cajun Nova Palestina participaram da formatura do projeto Patrulha Mirim

Nem a chuva desanimou os 46 novos patrulheiros mirins do Cajun Nova Palestina, na manhã desta sexta-feira (1º). Estavam todos radiantes na formatura da primeira turma da Patrulha Mirim, que é um projeto da Polícia Militar desenvolvido em parceria com o Rotary Clube da Praia do Canto e a Prefeitura de Vitória.

"Esta turma está de parabéns! Vocês são vencedores! Nessa idade, vocês têm diversos atrativos, como televisão, games e brincadeiras de rua. Mas para conseguir uma profissão mais valorizada e para conhecer melhor o mundo, é preciso fazer isso que vocês fizeram nesses seis meses: ter disciplina e estudar. Podem brincar! É muito prazeroso. Mas mantenham a disciplina e se dediquem aos estudos para realizar seus sonhos", disse o tenente-coronel José Augusto Piccoli de Almeida, em nome do Comando Geral da PM.

Ele lembrou que os policiais militares envolvidos no projeto trabalharam em horários de folga, nos dias em que estão fora da escala de trabalho, como voluntários. "Vimos o comprometimento dos policiais militares, como o sargento Suhett, e sabemos que parte do sucesso se deve a essa dedicação e ao desprendimento deles", disse, referindo-se ao coordenador do projeto, Marcilio Suhett do Amaral.

Felicidade

"Hoje é um dia muito feliz para todos nós. Para nossos alunos e suas famílias, mas também para a Prefeitura de Vitória, que conclui mais um projeto voltado para a inclusão social e educação de crianças e adolescentes. Agradecemos aos nossos parceiros de projeto pela dedicação e pelo lindo trabalho realizado", disse a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Brunela Aloquio Teixeira, que representou a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Prestígio

Leonardo Silveira
Formatura Patrulha Mirim no CAJUN Nova Palestina
Disciplina, cidadania e educação foram alguns dos aprendizados adquiridos durante os seis meses de curso

A cerimônia foi prestigiada pelas famílias das crianças e dos adolescentes do projeto. E toda a vizinhança assistiu às apresentações das janelas e varandas das casas vizinhas. Mas centenas de pessoas acompanharam o evento via redes sociais.

O instrutor de segurança Marcos Do Val participou da cerimônia e fez a transmissão, que foi acompanhada por centenas de pessoas de diferentes lugares do Brasil e até do exterior. "Sinto-me honrado em estar nesta formatura da Patrulha Mirim. Um projeto social que traz esperança a jovens que moram em áreas de risco social. Não temos que mudar "do" Brasil ... temos que mudar "o" Brasil", disse. Veja o vídeo no endereço https://www.facebook.com/marcosdoval/videos/1243078599160027/ .

Patrulha Mirim

Iniciado em maio, o projeto promoveu diferentes atividades lúdicas e interativas, abordando as temáticas "Civismo e cidadania", "Educação ambiental", "Defesa pessoal", "Educação para o trânsito", "Ordem unida", "Educação física e esporte", "Higiene pessoal e limpeza", "Educação contra as drogas e a violência" e "Primeiros socorros e prevenção".

Com aulas de campo em locais como Parque Botânico da Vale, Tamar, Parque Pedra da Cebola, Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo e Batalhão do Corpo de Bombeiros, as atividades foram elaboradas para que as crianças desenvolvam consciência da realidade e de suas potencialidades, valorizando o espírito de cidadania e socialização.


Voltar ao topo da página