Notícias

Bloco carnavalesco "Véia é a mãe" agita turma da melhor idade em Camburi

Publicada em 05/02/2016, às 13h31

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Bloco de Carnaval dos Centros de Convivência da Terceira Idade
Idosos se concentraram no módulo do SOE de Camburi para curtir o bloco "Véia é a mãe"
André Sobral
Bloco de Carnaval dos Centros de Convivência da Terceira Idade
Foliões saíram pelo calçadão da praia de Camburi ao som da banda "6 ponto 0"

Os idosos que frequentam os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Vitória já entraram no clima do Carnaval. Com marchinhas carnavalescas tocadas pela banda "6 ponto 0", do CCTI de Jardim Camburi, e puxados pela bateria da escola de samba Novo Império, o bloco "Véia é a mãe" saiu pela orla de Camburi nesta quinta-feira (4) esbanjando animação e muito samba no pé.

Foi a segunda vez que as amigas Margarida Cunha, de 74 anos, e Irani Valadão, 78, do CCTI do Centro, participaram do bloco carnavalesco. "É bom demais reunir todos nós nessa grande festa. A gente gosta de festa e alegria", disse Margarida. "Eu adoro relembrar as marchinhas de Carnaval e matar a saudade da folia de rua", completou Irani.

Apesar de estar com o joelho em tratamento, a aposentada Celita Penha Cintra, 86, do CCTI do Centro, também fez questão de "colocar o bloco na rua". “Eu não posso sambar, mas vim prestigiar e me divertir com minhas amigas do bloco 'Alegria do Parque'. É sempre muito divertido e organizado", disse.

A aposentada Alzemira Marcarine, 89, do CCTI de Jardim da Penha, foi acompanhada da filha Marta Marcarine, 60, para a festa, e já avisou que, no próximo ano, estará de volta. "Apesar da idade, estou cheia de energia para curtir muitos carnavais", disse Alzemira. "Ela tem muito pique. Faz tudo sozinha e tem uma memória melhor que a minha", elogiou Marta.

Abadás

Além da alegria, a turma da melhor idade levou muito brilho para o desfile. Com glíter, paetês, plumas e alegorias, os abadás foram customizados por elas durante oficinas realizadas nos próprios centros de convivência. "Para pular Carnaval tem que vir bem bonita. Nossas camisetas ficaram um luxo!", disse Maria Medeiros, 71.

Concentração

Os foliões do bloco "Véia é a Mãe" se concentraram em frente ao quiosque do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) na praia de Camburi e caminharam pelo calçadão até o píer de Iemanjá. Além dos idosos dos CCTI, o desfile levou foliões atendidos pelo Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD) e da Unidade de Inclusão Produtiva.

Origem

O bloco "Véia é a Mãe" nasceu da animação dos idosos do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim Camburi e tem como objetivo promover maior interação entre os idosos com suas famílias e comunidades. O nome foi escolhido por votação no CCTI de Jardim Camburi em 2013 com a ideia de mostrar que a terceira idade hoje em dia é bem diferente das gerações anteriores.

André Sobral
Bloco de Carnaval dos Centros de Convivência da Terceira Idade
Marta levou a mãe Alzemira para curtir a folia dos Centros de Convivência para a Terceira Idade
André Sobral
Bloco de Carnaval dos Centros de Convivência da Terceira Idade
Idosos vestiram abadás customizados e levaram alegria e adereços para Camburi

Voltar ao topo da página