Notícias

Biblioteca Municipal oferece curso gratuito on-line de Mediação de Leitura

Publicada em 06/02/2019, às 18h10 | Atualizada em 08/02/2019, às 10h57

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Objetivo do curso é formar profissionais que façam a ponte entre o leitor e os livros

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim abriu um ciclo de cursos para Mediação de Leitura através da Plataforma Recode, que integra o Programa Nacional Conecta Biblioteca.

Os cursos são on-line e gratuitos e podem ser feitos através de smartphones, tablets, notebooks ou computadores, em casa ou no trabalho.

A formação tem 10 módulos - uma por mês - e acontece até o final de 2019, em parceria com a PUC-Rio/Cátedra. A carga horária total é de 100 horas. O aluno terá sempre um webinar (webconferência) do curso do mês com o professor responsável.

Módulos

Módulo 1 – Novas Tecnologias
Módulo 2 – Contação de histórias
Módulo 3 – A Biblioteca como espaço de leitura
Módulo 4 – Mediação de leitura
Módulo 5 – Literatura infanto-juvenil
Módulo 6 – Práticas leitoras
Módulo 7 – Leitura e Relações de Trabalho
Módulo 8 – O Sentido da Leitura e a Leitura dos Sentidos
Módulo 9 – Dinamização de Acervos
Módulo 10 – Biblioterapia

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Biblioteca Municipal, que fica na rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, ou pelo telefone (27) 3381-6926, das 12 às 19 horas. Para se inscrever, é necessário informar nome completo, CPF, endereço de e-mail válido e ativo e número de celular.

Podem participar quaisquer interessados: bibliotecário, professor, contador de histórias, estudante ou profissionais que desejam aprender e aperfeiçoar suas habilidades pessoais e profissionais.

Cada participante receberá, ao final de cada módulo cursado, um certificado com o selo iiLER/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. A conclusão completa dessa formação renderá um certificado especial de formação em Mediação de Leitura, emitido com o selo iiLER/PUC-Rio.

Recode

A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia.

Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias, visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Hoje, a Recode integra uma rede presente em sete países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas. 

Matéria relacionada

Biblioteca Municipal oferece oficina gratuita de adereços de Carnaval


Voltar ao topo da página