Notícias

Arte é Nossa: muro da Casa Porto ganha galeria urbana

Publicada em 01/02/2017, às 07h00

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Arte é nossa - Muro da Casa Porto
Muro externo da Casa Porto das Artes Plásticas ganhou intervenção artística representando o mar e vista aérea de Vitória

Ruas, casas, bairros do entorno e o mar. Tudo que está dentro e em volta do Centro Histórico de Vitória serviu de inspiração para a pintura do artista Renato Ren no muro externo da Casa Porto das Artes Plásticas, trabalho realizado em parceria com o projeto A Arte é Nossa.

A ideia surgiu a partir da pesquisa de Renato para a execução da pintura de uma tela em que a cidade de Vitória era o mote principal. Na sequência, ele pesquisou a vista aérea da cidade e foi criando o recorte do trabalho, a partir das imagens com que ele mais se identificasse e com a proximidade do entorno.

"Apesar de ter utilizado o mapa da cidade e imagens de satélite como referência, não fiz a pintura com a intenção de ser fiel às imagens utilizadas. Quis construir uma pintura onde eu pudesse também construir a minha própria cidade ou mapa. Na escolha das formas e cores utilizadas, preenchi toda a cidade de acordo com a minha intenção pictórica e emocional", explica o artista.

Materiais

Carlos Antolini
Arte é nossa - Muro da Casa Porto
Intervenção foi executada pelo artista Renato Ren, que quis retratar o mapa da capital sob a sua ótica

Para a execução da pintura, ele usou uma variedade de materiais. "Não sei exatamente quantas latas de tinta spray eu gastei, mas foram muitas. Utilizei lata de tinta aerosol, tinta látex PVA, rolo, pincel e estêncil", disse o artista, que se diz influenciado por artistas locais. 

Ren acredita que as intervenções artístico-urbanas estão se tornando mais populares por dialogarem diretamente com a cidade. "É um tipo de cultura popular acessível a todas as pessoas, mas também me preocupo com alguns discursos que fazem para colocar as intervenções urbanas no circuito cultural institucional, pois às vezes tentam desvirtuar ou domesticar tais intervenções, alterando desse modo a sua essência".

Galeria urbana

Desde 2013, aconteceram 15 ações em muros e espaços públicos da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, e pretendem aproximar o cidadão do campo das artes, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana. Portanto, é a 16ª intervenção implantada pelo projeto A Arte é Nossa, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), na capital. 

Cartografia Olímpica: um encontro pela paz, união e amizade (Tancredão) - Juliana Lisboa e Renato Pontello.
Pintura que representa os cinco continentes e celebra os valores olímpicos ao trazer os aros olímpicos e as marcações dos pisos esportivos - presentes em pistas de corridas e quadras de atletismo -, direcionando o fluxo e o movimento das pessoas. Trabalho contemplado com o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, da Funarte.

Passarela Maestro Maurício de Oliveira/ Ponte da Passagem - AQI Luciano
Trabalho reúne uma combinação exata de cores e a reprodução fiel dos rostos dentro de uma atmosfera particular. Trabalho realizado em parceria com a Politintas, por meio do Edital de Cadastramento de Empresas.

Muro do Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador (Avenida Vitória) – Renato Ren
O trabalho foi inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e retrata a visão do artista das práticas esportivas. Trabalho realizado por meio do Edital de Seleção e Premiação de Atividades Artísticas e Culturais para a Composição da Programação da Passagem da Tocha Olímpica pela Cidade de Vitória.

Garagem da Semad (Avenida Fernando Ferrari/ Goiabeiras) - Renato Ren
O trabalho foi inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e retrata a visão do artista das práticas esportivas. Trabalho realizado por meio do Edital de Seleção e Premiação de Atividades Artísticas e Culturais para a Composição da Programação da Passagem da Tocha Olímpica pela Cidade de Vitória.

Muro da Emef Maria Leonor Pereira da Silva - Dave Loewenstein, Karen Valentim e alunos da instituição
O painel representa as expectativas e os desejos futuros de cada um dos envolvidos. A imagem final se transformou em um desenho único. O trabalho faz parte do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, segunda parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.

Cardume de Cordas/ Muro da Fames – Ficore Kabelera
Grafite que faz referência à baía de Vitória e aos instrumentos musicais, como o violão e o violoncelo, e tem como objetivo retratar a relação da música e a geografia do local.

Casa do Ler e Saber – Renato Pontello
Grafite realizado no Parque Barreiros, na Grande Maruípe, que fala sobre a relação das crianças com a literatura.

Muro do estacionamento do Ministério da Fazenda (Centro) - Antonio Natural e Dione Salvador
Grafite e arte mural que criam um trajeto fictício para os tradicionais bondes, veículos usados como meio de transporte na primeira metade do século passado, entre edificações históricas da capital, como o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta.

Muro da Fábrica de Ideias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional
Grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa.

Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore Kabelera
Desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade.

Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador
Trabalho em arte-relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande.

Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador
Trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo.

Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador
O desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar.

Fafi (Centro) – Dione Salvador
Ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança.

Escadaria de São Benedito – Dione Salvador
Desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória.


Voltar ao topo da página