Notícias

Arraiá garante diversão e renda para mulheres no Mercado São Sebastião

Publicada em 06/07/2018, às 09h20

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Josué de Oliveira
Feira de Arte e Mulher
Empreendedoras comercializaram comidas típicas e bolos no Arraiá Feira Mulher e Arte
Josué de Oliveira
Feira de Arte e Mulher
Grupo Arte e Sucesso, formado apenas por mulheres, fez uma exposição de diversos artigos

Um momento de diversão, com música, artesanato e culinária. Assim foi o Arraiá Feira Mulher e Arte, que aconteceu na noite desta quinta-feira (5), no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara.

O público aproveitou as comidas típicas e variadas comercializadas no local, além de conferir a apresentação musical da cantora Aru Dias, que trouxe grandes sucessos da música sertaneja. Mas não foi só sertanejo que agitou o público. Clássicos do forró também animaram as pessoas.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres.

Renda extra

Enquanto uns se divertiam, outros aproveitaram para ganhar dinheiro. E esse também foi o objetivo do evento, que é valorizar o empreendedorismo feminino e fazer com que esse público também consiga uma renda extra.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Bernardes, o objetivo é dar visibilidade ao protagonismo feminino a partir do trabalho feito pelas próprias mulheres.

"Outro objetivo da feira é oportunizar mais um espaço de comercialização dos produtos desenvolvidos por elas, contribuindo para suas autonomia e dependência financeira", explicou Mariana.

Otimismo

Pela primeira vez no evento, Maria de Fátima aproveitou para faturar. Com torta, cuscuz, empadão, canjicão e caldo verde, a comerciante estava otimista de que a noite seria de boas vendas. "A feira é muito importante porque a gente, muitas vezes, não tem onde expor nossos produtos. A expectativa é de vender tudo", disse.

Também estreando no evento, Nazaré Mansur fez sucesso com seu feijão tropeiro. Além dele, comercializou também bolos e tortas. Ela contou que ficou sabendo da feira na comunidade onde mora, na Ilha de Santa Maria, e aprovou a escolha do local para sediar o evento. "Aqui é seguro, tem mais conforto e acaba sendo melhor para nós. Espero que outras também voltem a acontecer aqui nesse espaço".

Artesanato

Mas não foi só comida que as mulheres empreendedoras levaram para a feira. Teve artesanato de produtos de decoração, vestuário e bijuterias.

O grupo Arte e Sucesso, formado por cinco mulheres, fez uma exposição de diversos artigos, como porta-copos, porta-chaves, marcador de livro, bonecas, entre outros. E tudo produzido por elas, que se reúnem em vários espaços do município para comercializar seus produtos.

"Para mim é uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho. Com a venda, conseguimos pagar nossas contas. É uma renda que ajuda na nossa sobrevivência", disse a empreendedora Glória Rocha.

Josué de Oliveira
Feira de Arte e Mulher
Cantora Aru Dias levou grandes sucessos da música sertaneja para o público
Josué de Oliveira
Feira de Arte e Mulher
Objetivo do evento foi valorizar o empreendedorismo feminino e fazer com que esse público também consiga uma renda extra

Voltar ao topo da página