Notícias

Animais serão vacinados em Itararé após morcego com raiva ser encontrado morto

Publicada em 10/07/2018, às 18h03

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Vacinação de animais contra a raiva
Animais serão vacinados preventivamente para evitar a contaminação pelo vírus da raiva

Agentes de combate a endemias e servidores do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realizam, nestas quinta (12) e sexta (13), das 8 às 13 horas, uma ação de bloqueio contra o vírus da raiva animal em cães e gatos do bairro Itararé.

A vacinação acontece após a confirmação de que um morcego morto encontrado no bairro estava com o vírus da raiva. A ação de bloqueio é preventiva, uma vez que não houve contato humano com o morcego.

Duplas ou trios de agentes de combate a endemias passarão de casa em casa vacinando os animais domésticos em um raio de 500 metros do local onde o morcego foi encontrado.

Além disso, a equipe da Educação em Saúde do CVSA fará abordagens educativas em escolas, creches e locais de grande movimentação da região para orientar sobre os riscos da doença e sobre formas de prevenção.

Raiva

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras e lambeduras.

"É importante que os moradores recebam os agentes, que estarão uniformizados e portando crachás, para a vacinação. Mesmo animais que já receberam a vacina na campanha de vacinação antirrábica passada ou em clínica particular podem ser imunizados, uma vez que essa ação busca prevenir e reforçar a imunidade dos animais de companhia", afirmou o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Junior.

Orientações

O CVSA orienta que pessoas ou animais domésticos não tenham contato direto com morcegos. Apesar desses animais serem mamíferos voadores comuns no ambiente urbano e protegidos por lei federal devido à sua importância biológica, eles podem ser portadores do vírus da raiva, que, em contato com seres humanos, cães e gatos, é grave e letal em 100% dos casos.

Se o morador encontrar um morcego vivo ou morto em situação anormal (por exemplo, caído no chão, em vias públicas, pendurados em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentrem residências), deve ligar imediatamente para o Fala Vitória 156 solicitando o recolhimento.

Se for necessário retirar o animal, capture-o utilizando panos, caixas de papel ou baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que seja recolhido pela equipe do CVSA.

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção contra a raiva e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.


Voltar ao topo da página