Notícias

Animais serão vacinados após morcego com raiva ser encontrado em Consolação

Publicada em 17/04/2017, às 12h15 | Atualizada em 17/04/2017, às 12h19

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação de cães contra raiva
Animais serão vacinados como medida de prevenção contra a raiva

A equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) diagnosticou um caso positivo para o vírus rábico de morcego no bairro Consolação. O animal foi recolhido em uma residência. Em função do caso, será realizado um bloqueio num raio de 500 metros do local, com a vacinação de cães e gatos casa a casa.

Serão vacinados todos os animais (cães e gatos) como medida preventiva para garantir o reforço na imunidade, nestas próximas quarta (19) e quinta-feira (20), das 7h30 às 13h30, abrangendo os territórios de Bonfim, Maruípe e Consolação.

Serão 12 duplas de agentes de combate a endemias e auxiliares de veterinária do CVSA para realizar as visitas às residências dos donos dos animais. Se necessário, a vacinação continuará na terça (25).

Orientações

Servidores das unidades de saúde desses bairros irão às ruas orientar os moradores para que recebam as equipes de campo e também conscientizá-los da importância da imunização dos animais. Durante a ação, os agentes farão busca ativa de casos de agressão por morcegos na área de foco.

A equipe de Educação em Saúde do CVSA também realizará abordagens educativas em escolas, creches e locais de grande movimentação para orientação da população local sobre os riscos da doença, a identificação de novos focos e medidas de proteção/prevenção.

"Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal, como caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentre a residência, não toque no animal e ligue imediatamente para o telefone 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento", orienta a coordenadora do CVSA, Clara Scarpati Alvarenga.

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.

Raiva

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhadura e lambedura.


Voltar ao topo da página