Notícias

Alunos de escolas municipais aprendem sobre a andada do caranguejo

Publicada em 20/02/2017, às 15h24 | Atualizada em 20/02/2017, às 16h09

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação de Fiscalização Caça Predatoria de Caranguejo
Alunos da rede municipal serão conscientizados sobre a importância de respeitar o período de andada do caranguejo

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizam, nestas terça (21), quarta (22) e quinta (23), abordagens nas escolas da rede municipal de educação infantil e ensino fundamental da Grande Goiabeiras para sensibilizar os alunos e as crianças sobre a necessidade de respeitar os períodos de andada do caranguejo-uçá.

A grande proximidade das unidades educacionais com o mangue foi um dos fatores que pesaram na decisão de fazer um trabalho específico junto aos estudantes.

"Com as crianças da educação infantil, realizaremos um trabalho mais lúdico e, com os alunos do ensino fundamental, abordaremos a necessidade de um trabalho de preservação de forma mais direta. Ao conscientizar os alunos, temos grande possibilidade de alcançar, de forma muito positiva, toda uma família. O aluno leva o que aprendeu para dentro de casa", destacou a bióloga e educadora ambiental da Semmam Juliana Conde.

Andada

O segundo período de andada acontece entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março. Durante o primeiro período (28 de janeiro a 4 de fevereiro), não foram registrados grandes incidentes com a atuação da fiscalização, sendo apreendidas somente sete dúzias de caranguejos vivos, que foram soltos no próprio mangue. Foram feitas abordagens de fiscalização no mangue, pontos de venda e bordas do manguezal.

"Não serão permitidos e tolerados captura e comércio do caranguejo-uçá de forma alguma, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão. Neste momento em que não tivemos grandes problemas durante a fiscalização da primeira etapa da andada, conscientizar os alunos para que levem esse recado para suas casas é de grande importância para o resultado final dos trabalhos de fiscalização", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Etapas

A andada está dividida em três períodos: 28 janeiro a 4 de fevereiro (já concluído); 27 de fevereiro a 5 de março; e 28 de março a 3 de abril.

Reprodução

O período da andada muda anualmente, pois depende das marés e das fases da lua. Nessa época, o crustáceo faz o acasalamento e desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.

Na andada, é proibido capturar, manter em cativeiro, fazer o transporte, beneficiamento, armazenamento e consumir ou comercializar o caranguejo uçá. A proibição está embasada na portaria Seama nº 012-R, de 28 de dezembro de 2016.

Quem for flagrado capturando, consumindo ou comercializando o animal durante o período de andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades previstas na legislação. Denúncias podem ser feitas no Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página