Notícias

Alunos de Antônio Honório criam horta de ervas medicinais e hortaliças

Publicada em 12/09/2018, às 16h03

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Projeto de Educação Ambiental na Emef Adão Benezath
Alunos da Emef Adão Benezath receberam orientações sobre os benefícios das ervas medicinais
Divulgação Semmam
Projeto de Educação Ambiental na Emef Adão Benezath
Alunos tiveram a oportunidade de colher as hortaliças plantadas por eles próprios

Alunos do tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, do bairro Antônio Honório, construíram canteiros para o plantio de ervas medicinais, hortaliças e compostagem. A ação integra o projeto "Horta na Escola", desenvolvido pelos Centros de Educação Ambiental da Pedra da Cebola e Mata da Praia.

Ao longo do projeto, que teve início em março, cerca de 40 estudantes participaram de variadas atividades, como confecção de composteiras para adubação dos canteiros, monitoramento do processo de decomposição dos restos orgânicos de alimento, palestra sobre biofertilizante e preparo da diluição do chorume, palestra e atividade prática sobre fertilizante da borra de café e seu aproveitamento no plantio da horta, plantio de hortaliças e plantas medicinais e acompanhamento e monitoramento contínuo da horta. 

As atividades tiveram acompanhamento de educadores ambientais e professores. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre sustentabilidade, importância de uma alimentação saudável e reaproveitamento dos resíduos orgânicos para compostagem.

Colheita

Desde o início de agosto, os alunos já realizam colheita das hortaliças plantadas. No dia 5 de setembro, eles fizeram o plantio de plantas medicinais e também realizaram a colheita das hortaliças, que foram servidas no almoço.

Nesta quarta (12), aconteceu na escola um "Chá com Prosa", em que alunos e professores envolvidos fizeram a apresentação das experiências vivenciadas ao longo do projeto e depois degustaram um saboroso chá feito a partir das ervas medicinais estudadas e plantadas por eles. Houve apresentação sobre os benefícios das ervas plantadas, colhidas e utilizadas.

Educação Ambiental

"A Gerência de Educação Ambiental da Semmam está desenvolvendo diversos projetos envolvendo escolas, professores e comunidades. Esse é mais um projeto cujos resultados positivos mostram a eficácia e a importância de mostrar para a comunidade o quanto é fundamental trabalharmos com a Educação Ambiental em todos os pontos e projetos que temos", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

O projeto "Horta na Escola" foi desenvolvido pelas educadoras ambientais Maria Aparecida Drumond Neves, do Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia, e Solange Lins Gonçalves, do Centro de Educação Ambiental do Parque Pedra da Cebola.


Voltar ao topo da página