Notícias

Agendamento online no Cras de Santa Martha beneficia 4,3 mil famílias

Publicada em 25/09/2018, às 12h43

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Agendamento Online CRAS
Alunos da rede municipal fizeram apresentação no lançamento do agendamento online no Cras de Santa Martha
André Sobral
Agendamento Online CRAS
Secretária Iohana Kroehling destacou que a avaliação da ferramenta é muito positiva nos territórios já contemplados

Cerca de 4,3 mil famílias de Andorinhas, Santa Martha e Joana D'Arc já podem agendar seus atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região por meio do aplicativo Vitória Online ou pelo site da Prefeitura de Vitória.

O lançamento do serviço de agendamento online aconteceu na manhã desta desta terça-feira (25) e reuniu moradores e lideranças comunitárias da região. "Eu já faço o agendamento online para minhas consultas médicas ou com dentista na unidade de saúde. Agora, com o serviço no Cras, vai ser melhor ainda", comemorou Mauricea Cristina Ribeiro dos Santos, do Centro Comunitário de Santa Martha.

"É um avanço que favorece as equipes profissionais dos Cras e também os moradores, que não precisam enfrentar sol forte, chuva, nem sair de casa para agendar os atendimentos", afirmou o vice-presidente do Movimento Comunitário de Andorinhas, Guaracy Antônio Duarte da Rocha.

No Cras Alaídes dos Anjos, a ferramenta vai beneficiar cerca de 17 mil pessoas do território de Santa Martha.

Internet

O lançamento foi conduzido pela secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling. "Nos cinco Cras onde o serviço já foi implantado (Praia do Suá, São Pedro II, Jucutuquara, Continental e Itararé), a avaliação que as pessoas fazem é muito positiva e o número de acessos é grande. E quem não tem internet em casa tem feito os agendamentos em equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde, e nos pontos com internet gratuita que a Prefeitura de Vitória disponibiliza na cidade", disse Iohana, referindo-se aos locais com sinal de wi-fi livre da rede "Vitória Online".

Inovação

O sistema de agendamento online para os Cras foi desenvolvido por dois servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas): Fernando Damazio Felix da Cruz e Anderson Tadeu Sgrancio. "Eles entenderam o que os Cras precisavam e criaram essa ferramenta, que trouxe inovação e que nos ajuda a ter uma cidade mais humana, mais justa e inteligente. E é isso que buscamos no nosso dia a dia: fazer o melhor para nossa população", disse Iohana Kroehling.

Vitória é o único município no Brasil que oferece o agendamento online para os Cras. 

Como fazer

Para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura, é preciso acessar o Portal de Serviços > Cidadão > Agendamento online dos Cras. Já pelo aplicativo Vitória Online, o ícone "Agendamento dos Cras" aparece na tela inicial.

Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

O programa oferece três opções de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.

A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento online.

André Sobral
Agendamento Online CRAS
Lançamento do agendamento online reuniu moradores e lideranças comunitárias da região
André Sobral
Agendamento Online CRAS
Sistema de agendamento online foi desenvolvido pelos servidores da Semas Fernando Damazio Felix da Cruz e Anderson Tadeu Sgrancio

Voltar ao topo da página