Notícias

Vitória Sustentável reduz uso de copo plástico e evita descarte de 4,6 T de lixo

Publicada em 20/11/2012, às 12h42 | Atualizada em 20/11/2012, às 13h54

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Rosa Blackman


Marcos Salles
Lançamento do Programa Vitória Sustentável
Servidores foram incentivados a usar canecas permanentes

Em tempos de debater e adotar hábitos sustentáveis, seja em casa ou no ambiente de trabalho, os servidores da Prefeitura de Vitória dão exemplo. Desde quando a administração municipal implantou o Programa Vitória Sustentável, em maio de 2011, mais de 4,6 toneladas de lixo deixaram de ser descartadas no período de um ano com a redução do uso de copos plásticos.

Os números foram alcançados a partir da implementação da campanha "Adote sua Caneca", através da qual foram distribuídas 16,5 mil canecas permanentes e personalizadas para todos os servidores.

Antes de o Programa Vitória Sustentável ser lançado, os servidores municipais usaram 11,5 milhões de copos plásticos no período de maio de 2010 a abril de 2011, totalizando 25,4 toneladas. Após a sua implantação, o consumo caiu para 9,4 milhões de unidades, o que representa 20,8 toneladas, entre maio de 2011 e abril de 2012.

Carlos Antolini
Campanha de consumo consciente
Estímulo ao consumo consciente de papel durante as impressões

Os servidores também foram incentivados a fazer impressão frente e verso para reduzir o consumo de papel. Enquanto em 2011 foram utilizadas 67.665 resmas, em 2012 foram 56.221, ou seja, uma queda de 16,5%. Com a campanha "A diferença entre um papel e outro está na consciência", a Prefeitura de Vitória passou a usar o papel reciclado em suas impressões.

Outra temática abordada no programa é a coleta seletiva. Foram distribuídas 480 lixeiras diferenciadas (lixo seco e lixo úmido) nas diversas secretarias, nas quais ainda foi implantada a campanha "Separe o lixo e acerte na lata".

Com isso, a média de coleta de 5 toneladas de lixo em 2011 passou para 7 toneladas em 2012 nos setores administrativos. Cinco coletores de óleo de cozinha foram instalados em pontos estratégicos da administração municipal, facilitando, assim, que o servidor possa descartar o seu óleo de cozinha utilizado e beneficiando as associações de catadores. Para cada litro de óleo coletado, a Marca Ambiental paga R$ 0,30 para as associações.

O Vitória Sustentável ainda desenvolve ações nas temáticas de compras sustentáveis, água e energia. O programa é um exemplo de que as atitudes e ações desenvolvidas separadamente por cada secretaria podem ser consolidadas num esforço único, resultando na preservação do meio ambiente e na promoção sadia da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.


Voltar ao topo da página