Notícias

Praia de Camburi com avenida, calçadão e calçadas mais iluminadas

Publicada em 02/09/2010, às 12h45

Por Simone Kobe, com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Funcionarios da Prefeitura instalam nova luminaria em poste de Camburi
Cada poste receberá dois braços de 2 metros cada um com luminárias vapor metálico

Além da nova iluminação das areias da praia de Camburi, o canteiro central também está recebendo novas luminárias nesse primeiro trecho da Orla, que vai do Píer de Iemanjá ao Clube dos Oficiais.

Cada poste receberá dois braços de, aproximadamente, 2m cada um, nos quais serão instalados luminárias para abrigar lâmpadas de vapor metálico, que são brancas, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio, que são amarelas.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura Urbana, Fábio Damasceno, a nova configuração iluminará ainda mais a avenida.

"Além do embelezamento da orla, a nova estrutura vai aumentar o alcance da iluminação da avenida, nas calçadas e no calçadão aumentando a segurança dos motoristas e pedestres", ressaltou.

Areia da praia

Neste final de semana a iluminação da areia também será acesa. Para essa primeira etapa, foram utilizados 30 postes de 14 metros de altura, com suporte contendo cinco projetores cada um.

Cinco postes menores, com 6 metros de altura, também estão distribuídos ao longo dessa etapa para abrigar a caixa de comando, que controla a iluminação.

Elizabeth Nader
Postes de refletores na Praia de Camburi
Neste final de semana a iluminação da areia será acesa

Estão sendo instalados 150 projetores com grau de proteção impermeável contra a entrada de água e pó (IP66), onde cada lâmpada possui uma potência de 400 Watts.

Na obra, foram utilizados 2.835 metros de dutos de passagem de cabos, 17.485 metros de cabos elétricos, além de cinco travessias na via, através do método não destrutivo.

Para o segundo trecho da obra, que vai do Clube dos Oficiais até o segundo pier, estão contempladas a iluminação da areia e do canteiro central.

Para a terceira etapa, que compreende o trecho entre o segundo pier até o final da orla, estão previstas a iluminação do canteiro central, do calçadão e das areias da praia.


Voltar ao topo da página