Notícias

Prefeitura inaugura novo Saldanha da Gama neste sábado

Publicada em 27/08/2010, às 10h00 | Atualizada em 21/09/2010, às 10h20

Por Janete Carvalho, com edição de Edlamara Conti


Vitor Nogueira
Clube Saldanha da Gama
O edifício onde se localizava a sede social do Saldanha da Gama será a sede da Secretaria Municipal de Esportes

Neste sábado (25), às 9h30, a Prefeitura de Vitória vai inaugurar o novo Saldanha da Gama. O edifício que abrigou a sede do antigo clube de regatas foi, no ano de 2006, adquirido pelo município para se tornar sede da Secretaria Municipal de Esportes (Semesp).

O projeto de recuperação e restauração do edifício contou com duas etapas: a primeira, que  corresponde à adaptação interna da edificação para abrigar a sede da Semesp e, a segunda etapa, abrigará a reurbanização da área externa, restauração da fachada e da muralha do antigo forte e instalação de um elevador e uma plataforma visando conferir acessibilidade à edificação.

O edifício em si, identificado como de interesse de preservação pelo Plano Diretor Urbano (PDU), foi contemplado com a recuperação do telhado, de vãos originais e de pisos em tacos de madeira e outros adornos que compõem seu conjunto de valor histórico. O prédio teve toda a sua instalação elétrica e hidrosanitária refeita, além de inserção de equipamentos de segurança quanto à prevenção e combate a incêndio e descargas elétricas.

Objetivo

O objetivo da intervenção arquitetônica e utilização do edifício pela Secretaria de Esportes foi retomar sua inserção ativa no ambiente urbano, seja pelo uso diário de seus funcionários, seja pelo uso esporádico das rotas turísticas, com visitantes levados por sua importância histórica ou atraídos por suas belas e privilegiadas vistas da baía de Vitória.

A intervenção no edifício gera melhores condições de trabalho, conforto e acessibilidade não apenas para os fututos servidores bem como para a população de um modo geral, uma vez que o edifício contará com ambientes voltados especialmente para o público.

O térreo acomodará uma lanchonete, cujo uso será expandido para a área externa, tomando partido do generoso espaço existente que possibilita a contemplação da baia de Vitória e do Penedo (a lanchonete não será finalizada agora e foi incluída na segunda etapa da obra).

Memória

O primeiro pavimento abrigará o auditório com capacidade para 54 pessoas sentadas, sanitários e copa anexa para apoio às atividades realizadas. O segundo pavimento abrigará um centro de memória do esporte capixaba com exposição de fotos e de objetos como troféus, medalhas, entre outros, organizados para visitação pública.

Este nível ainda abrigará parte da Semesp e sanitários de uso público. O terceiro e o quarto pavimentos abrigarão apenas o uso da Secretaria, através de salas adequadamente adaptadas e banheiros.

2ª etapa de obras

Vitor Nogueira
Clube Saldanha da Gama
A muralha histórica e a parte externa do imóvel também passarão por obras de restauração

A segunda etapa possibilitará a recuperação externa do imóvel por meio de obras de restauração arquitetônica, tanto das fachadas da antiga sede do Saldanha quanto de sua muralha histórica, que inclusive é protegida por tombamento em nível estadual.

E, ainda, para garantir o conforto térmico dos usuários e a adequada conservação do acervo do museu todo o edifício receberá climatização artificial.

A segunda etapa contará com uma importante intervenção no edifício: a inserção de elevador externo com capacidade para 8 pessoas, conectado à edificação por passarelas metálicas visando garantir a acessibilidade aos três pavimentos principais e de plataforma hidráulica para o piso do auditório.

Todos os pavimentos do edifício já estão contemplados com sanitários adaptados para uso de pessoas com necessidades especiais, visando proporcionar maior conforto aos usuários.

A área externa ao edifício, a ser contemplada também na segunda etapa de intervenção, será destinada ao estacionamento e área de vivência e contemplação.


Voltar ao topo da página