Notícias

Vitória entregará kits alimentação aos 43 mil estudantes da rede municipal

Publicada em 15/04/2021, às 17h05 | Atualizada em 22/04/2021, às 17h18

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

André Sobral
Entrega de kits de merenda escolar
Kits dos estudantes serão compostos por arroz, feijão, farinha, macarrão, canjiquinha, fubá, açúcar, leite em pó, óleo, frutas, verduras e legumes (ampliar)

Arroz, feijão, farinha, macarrão, canjiquinha, fubá, açúcar, leite em pó, óleo, frutas, verduras e legumes da agricultura familiar. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) entregará para todos os estudantes da rede municipal de ensino um kit alimentação, a partir do dia 28 de abril. São, ao todo, 43.618 alunos matriculados.

A entrega será feita por região e a distribuição será organizada por cada unidade de ensino, sendo 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

"Por uma questão de logística e para evitar aglomeração nas escolas, faremos a entrega por etapa, por região, iniciando no dia 28 de abril e seguindo até 21 de maio, aproximadamente, para chegar a todas as famílias", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Ao todo, os kits representam um investimento de R$ 2,7 milhões para a alimentação dos estudantes. Com as atividades presenciais suspensas, em cumprimento ao decreto 4859-R do Governo do Estado, eles estão cumprindo as atividades no modelo de ensino remoto emergencial, sem acesso à merenda escolar.

A entrega dos kits é um complemento às políticas públicas sociais do município, que já instituiu o Auxílio Municipal Emergencial (Ame), de R$ 500, pago em duas parcelas a famílias em situação de vulnerabilidade da capital.

Consulta

Todos os estudantes matriculados na rede municipal de Vitória têm direito ao kit de alimentos. Mas, para evitar o desperdício, as famílias serão consultadas por meio do Boletim Online, no Sistema de Gestão Escolar (SGE), se farão a retirada das cestas nas escolas.

A consulta começa no dia 22 de abril, sendo fundamental que pais, mães ou responsáveis respondam para a organização das unidades de ensino.

"O nosso objetivo, com a consulta às famílias, para mapear aquelas que não desejam receber esse kit, é para que não haja desperdício de alimentos. Para isso, pedimos essa colaboração, que informem à escola, por meio do Boletim Online, se não forem retirar o kit", ponderou a secretária.

Distribuição

A entrega dos kits às famílias ocorrerá por região, mas não será para todas as famílias daquele território no mesmo dia. A secretária Juliana ressaltou que elas devem respeitar a organização e buscar os kits dentro do prazo estabelecido pela escola.

"Os diretores da nossa rede estão se organizando para fazer essa distribuição com segurança. Eles vão estabelecer o calendário de entrega em cada unidade de ensino. Pedimos que as famílias respeitem essas orientações que serão repassadas para cada comunidade escolar", disse.


Voltar ao topo da página