Notícias

Carnaval: atuação intensa da Guarda Municipal e da PM para garantir a segurança

Publicada em 28/02/2019, às 13h49 | Atualizada em 01/03/2019, às 15h57

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Agentes da Guarda Comunitária irão reforçar a segurança das pessoas no corredor da folia no Centro

Para garantir a alegria dos foliões no Carnaval, o aparato de segurança será reforçado. Assim como aconteceu nos desfiles das escolas de samba, a Guarda Municipal de Vitória programou uma ação conjunta com a Polícia Militar.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) disponibilizou um efetivo total de 248 agentes, entre comunitários e de trânsito, para atuar durante os dias de folia, principalmente no Centro de Vitória, onde vai acontecer a maior parte dos eventos (veja aqui).

"Nossa cidade está se preparando para receber muitos turistas, além dos moradores que não vão viajar neste Carnaval. Por isso, nosso aparato de segurança está reforçado e integrado com as ações programadas pela Polícia Militar. Nossas equipes estão preparadas para orientar, organizar o trânsito, conter situações adversas e excessos e auxiliar no combate à criminalidade", reforçou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Proteção

A Guarda Comunitária vai atuar com 138 agentes nos quatro dias de folia. Os agentes estarão próximos aos palanques para evitar problemas e também no apoio à Polícia Militar, garantindo a tranquilidade da festa.

Os agentes também vão atuar auxiliando e protegendo os fiscais da Prefeitura de Vitória que têm responsabilidade de monitorar os ambulantes e também o Disque-Silêncio.

Diego Alves
Entrega de novas viaturas da guarda municipal
Guarda de Trânsito irá orientar os motoristas nos pontos de interdição

Trânsito

Os 110 agentes da Guarda de Trânsito que vão atuar no Carnaval estarão concentrados em pontos de interdição de vias no Centro, vão orientar moradores e também vão organizar os desvios de trânsito.

Mais uma vez, a orientação é para que as pessoas deixem os carros em casa e cheguem ao Centro por meio de transporte coletivo, táxis e aplicativos de transporte.

Interdições

A praça Costa Pereira, entre a avenida Jerônimo Monteiro e a rua Barão do Itapemirim, estará interditada das 7 horas de quinta-feira (28) às 12 horas do dia 6 de março (quarta-feira). Mas será possível passar de carro em frente ao Theatro Carlos Gomes e também pela rua Sete de Setembro. Só não será permitido contornar a praça. Motoristas e moradores ainda poderão acessar o Centro pela Cidade Alta. 

A rua Barão do Itapemirim, entre a av. Jerônimo Monteiro e a praça Costa Pereira, estará totalmente interditada das 16 horas de sexta-feira (1º) às 12 horas do dia 6.

A avenida Jerônimo Monteiro, no trecho entre a rua Barão de Monjardim, rua Henrique Novaes e a rua Gonçalves Ledo, ficará totalmente interditada das 16 horas à meia-noite no sábado (2) e das 15 horas à meia-noite no domingo (3), na segunda (4) e na terça (5).

Como ficará o trânsito

O fluxo de veículos no sentido rodoviária terá o seguinte itinerário:

  • av. Vitória, av. Princesa Isabel, av. Governador Bley e rua Gonçalves Ledo
  • outra opção: av. Marechal Mascarenhas de Moraes, rua Alda Mª Lyra Vicentini e rua Governador José Sette ou rua Josué Prado, convergindo à esquerda na avenida Princesa Isabel (seguindo itinerário acima mencionado).

Voltar ao topo da página