Notícias

Mostra fotográfica retrata a beleza de jovens negros no CEU Grande São Pedro

Publicada em 31/10/2018, às 08h00

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Patrícia Borges/Divulgação
Fotos da mostra Eu, Pretx
Mostra "Eu, Pretx" retrata jovens da Grande São Pedro, de forma a valorizar e exaltar o corpo negro
Patrícia Borges/Divulgação
Fotos da mostra Eu, Pretx
Proposta da mostra fotográfica é fazer com que a juventude do bairro e adjacências veja como ela própria se reconhece na sociedade

Convidados pela fotógrafa, produtora e ativista Patrícia Borges, jovens da Grande São Pedro aceitaram um desafio de afirmação. Em torno da agenda do "Mês da Consciência Negra", eles retrararam outros jovens da região para a mostra "Eu, Pretx", que será inaugurada neste próximo sábado (3), no Circuito Cultural, dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Grande São Pedro, na Ilha das Caieiras.

A proposta da mostra fotográfica é fazer com que a juventude do bairro e adjacências veja como ela própria se reconhece na sociedade: "o olhar dos jovens sobre eles mesmos".

Para Patrícia, a exposição é importante para eles passarem a mensagem de que estão cansados de serem vistos como estereótipos. "A mídia em geral, as novelas, o jornal e até algumas exposições mostram o corpo negro violentado, triste, sem cor, sem vida, quase perdendo sua dignificação. Esse é um recorte artístico que pode ser usado no campo do protesto, mas esses jovens cansaram de ser vistos e estereotipados assim", afirmou a artista.

Exaltação

Dessa forma, "Eu, Pretx" propõe e traz o culto e a exaltação do corpo negro. A ideia é que os modelos fotografados não sejam profissionais da passarela, mas jovens que escolhem como querem ser vistos e como pretendem se mostrar a essa sociedade que os violenta.

"O racismo já existe diariamente para cada um deles. Infelizmente, a violência racial e étnica faz parte do dia a dia de cada um. E se trata de uma violência secular. Seu cabelo, sua roupa, sua cor, sua ancestralidade latente, sua resistência, seus corpos, suas falas e seus posicionamentos são atos políticos constantes contra essa opressão, e essa exposição é um culto e uma exaltação a esse ato de cada um deles", finalizou.

Serviço
“Eu, Pretx” - Mostra fotográfica produzida por jovens da Ilha das Caieiras, sob coordenação de Patrícia Borges
Abertura: sábado, 3 de novembro, às 17 horas
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Até 30 de novembro
Local: Circuito Cultural, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Rua 23 de abril, 35, Ilha das Caieiras, próximo ao Residencial Santo André
Aberto ao público
Patrícia Borges/Divulgação
Fotos da mostra Eu, Pretx
Exposição pode ser visitada a partir deste sábado (3) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Grande São Pedro
Patrícia Borges/Divulgação
Fotos da mostra Eu, Pretx
Mostra fotográfica, que fica aberta para visitação até 30 de novembro, propõe "o olhar dos jovens sobre eles mesmos"

Voltar ao topo da página