Notícias

Vegetação de restinga de toda a orla de Vitória é recuperada

Publicada em 26/12/2017, às 15h30 | Atualizada em 26/12/2017, às 16h03

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi
Área de restinga na orla de Camburi está sendo recuperada e cercada
Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi
Ação faz parte do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad)

Até abril de 2018, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) irá concluir o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) de toda a orla de Camburi, do Iate Clube até a Curva da Jurema e das Ilhas do Frade e do Boi.

O plano faz parte da compensação ambiental assinada junto à Infraero por conta das obras de ampliação do aeroporto de Vitória e prevê a recuperação e o cercamento de toda a área de restinga do litoral de Vitória.

Ao todo, segundo o gerente de Pesquisa e Monitoramento da Semmam, Marco Antônio Rodrigues Bravo, serão 10 hectares de área onde serão feitas as plantações novas da vegetação de restinga, recuperação da já existente e cercamento de toda a área. "Para o Réveillon, teremos cercado do píer de Iemanjá até a altura do Clube dos Oficiais. Até abril, será feito todo o restante".

O trabalho consiste em plantar novas mudas, recuperar as mudas de restinga que ainda possam ser salvas e retirar as plantações exóticas, ou seja, que não fazem parte da vegetação de restinga.

Cuidados

Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi
Placas estão sendo instaladas nas áreas de restinga
Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi
Equipes fazem o plantio da vegetação e a manutenção das mudas já existentes

O secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, informou que, durante o período em que novas áreas estão sendo plantadas, outras equipes cuidam do que já foi plantado, fixando placas indicativas da importância da preservação das plantações de restinga, fazendo a manutenção das novas mudas e molhando as novas plantações para que elas ganhem força e cresçam bonitas e fortes.

"Ecologicamente, a vegetação de restinga é muito importante, por ser uma vegetação de transição da orla com a Mata Atlântica. A vegetação de restinga é protetora em relação ao nível do mar e para fixação das dunas de areia", destacou.

Restinga

Em Ecologia, o termo "restinga" é utilizado para definir diferentes formações vegetais que se estabelecem sobre solos arenosos na região da planície costeira. Esses ecossistemas são determinados fisicamente pelas condições edáficas (solo arenoso) e pela influência do mar e estão distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo.

Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi
Divulgação Semmam
Cercamento de restinga em Camburi

Voltar ao topo da página